O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), relativo a 2010, já está sendo enviado aos proprietários de veículos que decidiram pagar à vista o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano e que também quitaram a Taxa de Licenciamento, o seguro obrigatório e eventuais multas.
A emissão é feita pelo Departamento de Trânsito (Detran/MG) e o CRLV é documento de porte obrigatório para todos os motoristas. Para aqueles que ainda não receberam o novo certificado, porque decidiram, por exemplo, pagar o IPVA parcelado, continua valendo o CRLV de 2009. Depois de março, o Detran/MG divulga uma escala de licenciamento e, a partir daí, para receber o certificado,todos os proprietários deverão estar em dia com seu IPVA, Taxa de Licenciamento, seguro obrigatório e eventuais multas.
Para aqueles que decidiram parcelar o IPVA, a segunda parcela começou a vencer na quarta-feira (10) para os carros com placa de final 1. Prossegue nesta quinta-feira (11) e sexta-feira (12), para as placas de finais 2 e 3. Em razão do Carnaval, a escala será interrompida e retomada na próxima quinta-feira (18), finalizando no dia 27, sempre de acordo com o final da placa.
O pagamento feito fora do prazo sofrerá multa de 0,3% ao dia. Decorrido o prazo de 30 dias e não havendo o pagamento, a multa será de 20% e a cada mês haverá uma correção pela taxa Selic.
Onde pagar
Para pagar, o contribuinte deve se dirigir a uma das agências dos bancos credenciados ou usar a Internet para quitar seu imposto, portando o número do código Renavam e o número da placa do veículo. Estão credenciados a receber o IPVA o Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, HSBC, Itaú-Unibanco e Mercantil do Brasil. Os contribuintes podem ainda aproveitar outras facilidades oferecidas diretamente pelas instituições financeiras para pagar o tributo.
A Taxa de Licenciamento, cujo prazo final para pagamento é 31 de março, também já está sendo recebida pelos bancos credenciados. O contribuinte que desejar pode pagar agora, sem esperar a data de vencimento.

COMPATILHAR: