Uma força-tarefa foi criada na Prefeitura de Itaúna para resgatar animais de grande porte que estejam soltos em ruas e áreas públicas da cidade, como parques e jardins.

Desde terça-feira (18), quando tiveram início os trabalhos, 17 cavalos foram recolhidos. Os casos de febre maculosa e a segurança no trânsito motivaram a adoção da medida.

Prevenção e controle

Apenas neste ano, já foram confirmadas três mortes em Itaúna por febre maculosa, uma doença transmitida pelo carrapato encontrada em diversos animais, incluindo o cavalo, que, atualmente, é visto em grande número pelas ruas do município.

“Além do surto de febre maculosa, pela qual não podemos culpar os cavalos, mas eles podem carregar o carrapato, tivemos um acidente de trânsito recentemente envolvendo o animal e outras situações de quase acidente”, explica a gerente do setor de Proteção ao Meio Ambiente do município, Aline Moura, observando que o acidente citado não teve um desfecho grave nem terminou com a morte do animal.

Contudo, devido a esse cenário, a gerente relata que a Prefeitura contratou uma empresa especializada para que os cavalos fossem retirados das áreas públicas em segurança e fossem devidamente abrigados.

“Eles são levados para um abrigo e passam por avaliação do veterinário, recebem um carrapaticida e ficam retidos nesse local por até cinco dias. Se o dono não aparecer ou não conseguir comprovar a propriedade, o animal vai ser doado para uma instituição filantrópica que tenha interesse em cuidar dele”, informa Aline Moura.

Multa

Para reaver o cavalo, o dono precisa comprovar tanto a propriedade quanto a existência de uma área na zona rural da cidade para abrigá-lo. Em Itaúna, uma lei municipal proíbe a manutenção desse tipo de animal no perímetro urbano.

Preenchidos os requisitos acima, o proprietário fica sujeito à aplicação de uma multa, atualmente estimada em cerca de R$ 400, e à quitação de despesas com as diárias do animal no abrigo da Prefeitura. Em caso de constatação de maus-tratos, a pessoa pode responder a uma ação junto ao Ministério Público.

“O trabalho de resgate é feito em conjunto com a Secretaria de Saúde e a Polícia Ambiental para garantir que esses animais não voltem paras as ruas. Temos situações em que os cavalos foram abandonados mesmo”, conta a gerente de Proteção ao Meio Ambiente.

Força-tarefa

A proposta é que o recolhimento em áreas públicas continue mesmo com o fim de força-tarefa, previsto para seguir até o fim de setembro. Uma segunda licitação já foi feita para a contratação de um serviço especializado pelo período de 12 meses.

A Prefeitura de Itaúna tem uma ouvidoria, por meio da qual os moradores podem acionar a força-tarefa. O número do serviço é 0800 283-5156.

 

 

Fonte: G1 ||

COMPATILHAR: