Começa nesta segunda-feira (30) a matrícula dos candidatos convocados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Ministério da Educação divulgou, na madrugada de quinta-feira (26), a lista com 62.285 nomes de estudantes aprovados nas instituições participantes do sistema.
A matrícula deve ser feita diretamente nas instuições entre esta segunda e a terça-feira (31).
Quem foi selecionado tanto pelo Sisu quanto pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) deve optar apenas por uma das vagas, já que elas não podem ser acumuladas.
De acordo com o MEC, os estudantes que passaram devem entrar em contato com a própria instituição para saber se deverão fazer a matrícula pessoalmente ou enviar os documentos por correio.
Quem passou por meio de alguma política de ação afirmativa (por meio de cotas ou bônus na nota do Enem) deve ainda apresentar documentos que comprovem as exigências do benefício.
Vagas remanescentes
Das 108.552 vagas anunciadas pelo MEC, apenas 43,6% foram preenchidas durante o período de matrícula da primeira chamada, realizado nos dias 19 e 20.
Segundo a assessoria de imprensa do MEC, a baixa porcentagem de matrículas em relação à oferta de vagas é normal. No ano passado, quase 45% das 83 mil vagas oferecidas não foram preenchidas na primeira chamada. De acordo com o ministério, a taxa de preenchimento das vagas ao final de todo o processo foi de 97%.
Ainda segundo o MEC, a primeira chamada convoca os melhores candidatos, que também foram aprovados em outros instituições. Já a segunda chamada inclui estudantes que estão contando mais com a aprovação no Sisu.
Ela foi feita entre os candidatos que não foram chamados em nenhuma das duas opções de cursos para os quais se inscreveram, e entre quem passou na segunda opção, mas ainda concorria à primeira, mesmo tendo feito matrícula na semana passada.

COMPATILHAR: