No dia 13 de abril, na Sala de Multimeios do Prédio 04, a coordenação do curso de Ciência da Computação promoveu um conjunto de palestras sobre Desafios do Mercado de Trabalho e sobre Experiência Acadêmica e Profissional da Área da Computação. Estiveram presentes os alunos do curso de Ciência da Computação e os professores Álisson Marques Silva, Denise Ferreira Garcia, Michel Pires da Silva, Pedro Henrique de Oliveira e Suzicássia Silva Garcia Ribeiro.
O evento contou com o apoio e a participação do diretor do ICSAE (Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas), Prof. Ms. Eugênio Vilela Júnior, que proferiu palestra sobre os Desafios do Mercado de Trabalho, apresentando conceitos sobre Mercado de Trabalho e Mercado de Recursos Humanos. As organizações buscam um novo perfil de profissional, que tenha uma visão mais ampla do negócio, com condições de atuar em diversas áreas e desempenhar múltiplas funções, enfatizou o Prof. Ms. Eugênio.
No decorrer da palestra, o professor orientou os alunos com informações valiosas sobre as características e a elaboração de currículos, destacando a importância do currículo como diário profissional. Ele orientou sobre como um candidato a uma vaga de emprego deve se apresentar e se comportar numa entrevista, além de definir algumas características universais procuradas pelas empresas, que buscam profissionais competentes, entre as principais, citou: capacidade empreendedora, criatividade, comunicação, planejamento, organização.
Segundo o coordenador do curso de Ciência da Computação, Prof. Alexandre Magno, a iniciativa da palestra nasceu da necessidade de orientar os alunos sobre os requisitos exigidos pelo mercado de trabalho, pois estes vão além de conhecimentos teóricos. Nós, professores do curso, preparamos o aluno para que ele esteja apto a acompanhar a voracidade das mudanças tecnológicas, entretanto, apenas isso não basta, eles têm que estar preparados para encarar o mercado, de forma completa e com informações sobre as exigências das empresas, no que diz respeito à pessoa do profissional, diz Alexandre.
A outra palestra ministrada deu continuidade a um projeto iniciado em 2008, que tem como objetivo apresentar aos estudantes de Ciência da Computação, ex-alunos que estejam atuando no mercado de trabalho.
Na oportunidade, o ex-aluno Jair Lamounier Júnior foi convidado a apresentar sua experiência acadêmica e profissional. Ele é bacharel em Ciência da Computação pelo UNIFOR-MG, pós-graduado em Redes de Computadores pela UNIS (Centro Universitário do Sul de Minas), de Varginha/MG, e, hoje, ocupa o cargo de Senior Consultant SAP Core Banking, na empresa multinacional IFB Group (que possui sede na Alemanha).
Jair abordou temas que vão desde a preparação do acadêmico até sua inserção como profissional no mercado. Ele relatou, também, experiências sobre suas passagens em algumas empresas da América Latina, Canadá e, hoje, na Inglaterra, atuando como consultor SAP, empresa alemã criadora do Software de Gestão de Negócios do mesmo nome.
O coordenador do curso comentou que eventos como esse são importantíssimos para os alunos, pois possibilitam aos estudantes estabelecerem contatos para futuras contratações.

COMPATILHAR: