O coordenador dos cursos de engenharia ambiental e sanitária e engenharia agronômica do Centro Universitário de Formiga, professor Leyser Rodrigues Oliveira, representou a instituição no Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no dia 27 de fevereiro.

Na ocasião, o coordenador integrou a banca examinadora da dissertação de mestrado do egresso Paulo Ricardo Frade, intitulada ?Utilização da Lama de Aciaria em um Sistema de Barreiras Reativas Permeáveis para Remoção de Cr(VI) em Águas Subterrâneas?. Além de Leyser Rodrigues Oliveira, participaram da banca a professora Camila Costa de Amorim Amaral (UFMG), como orientadora e presidente, e os professores Dr. Antonio Teixeira de Matos UFV (Universidade Federal de Viçosa) e Dr. Vítor Jorge Pais Vilar (Universidade do Porto UP/ de Porto, Portugal).

De acordo com Leyser Oliveira, o trabalho defendido versou sobre a técnica de introdução de material reativo no solo de forma perpendicular à movimentação das águas subterrâneas, objetivando a reação desse material com contaminantes presentes na agua subterrânea e levando a retenção ou transformação desses contaminantes em espécies menos prejudiciais. No trabalho de Paulo Ricardo Frade, foi feito o uso de dois resíduos siderúrgicos ricos em ferro (lama grossa de aciaria e a lama fina de aciaria) para a remoção de cromo hexavalente por meio de reações de oxi-redução, em que o ferro presente no resíduo doa elétrons para a redução dos contaminantes.

Paulo Ricardo Frade é egresso da quinta turma de engenharia ambiental e sanitária do Unifor-MG, formada em dezembro de 2012. Ele foi aprovado, antes mesmo de se formar, nos programas de mestrado da UFV e UFMG, optando por este último. Ainda no UNIFOR-MG, foi bolsista de Iniciação Científica (IC), sob a orientação do Prof. Dr. Aladir Horácio dos Santos e do Prof. Dr. Leyser Oliveira.

Segundo Paulo Ricardo Frade, o apoio do UNIFOR-MG foi decisivo em sua carreira: ?Sem a Iniciação Científica, não teria tido interesse em aprofundar meus estudos na área de solos e, assim, não teria cursado mestrado. O apoio do UNIFOR-MG foi decisivo na minha vida profissional, pois abriu as portas da vida acadêmica?. Tanto no Centro Universitário quanto na UFMG, Paulo Ricardo Frade apresentou diversos trabalhos em diferentes congressos no Brasil e, por último, em Valparaíso, no Chile. Por fim, na ocasião, Leyser Oliveira solicitou ao egresso a doação de um exemplar de sua dissertação de mestrado para a Biblioteca ?Angela Vaz Leão?, do Unifor-MG, o que ocorrerá até abril.

Além dessa banca, o professor já havia participado, em agosto de 2013, de outra comissão examinadora na Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Jaboticabal/SP, intitulada ?Atividade biológica e enzimática em solo tratado com cloreto e sulfato de bário?, defendida por Ana Carolina Trisltz Perassolo Guedes, tendo o professor Wanderley José de Melo (UNESP) como orientador e a professora Mara Cristina Pessoa da Cruz (UNEPS) como avaliadora.

COMPATILHAR: