O coordenador do Departamento de Informática do Unifor-MG, Marcos Antônio da Silva, colaborou como revisor do livro “BPM – Business Process Management: Volume I – Introdução sobre BPM em uma visão integrada e didática para Gestão Estratégica de Processos de Negócio”, de autoria de Ana Catarina Lima Silva.

A obra da editora Bookess tem 323 páginas e contou com a contribuição de 24 revisores.

O lançamento do livro aconteceu na semana passada, em Belo Horizonte, no final do BPM Day Minas. O evento é promovido pela ABPMP (Association Of Business Process Management Professionals Brazil Chapter), uma associação internacional de profissionais da área de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM).

Marcos Antônio publicou artigos sobre BPM em congressos nacionais, internacionais e em revistas direcionadas ao tema. Ele disse que Ana Catarina Lima Silva foi sua professora na pós-graduação de Gestão de Projeto de Negócios – BPM. “Aceitei o convite para participar do projeto com muito prazer, pois é uma área que me identifico e tem crescido no meio acadêmico e profissional no Brasil”, comentou.

O coordenador explicou que o trabalho de revisão se baseou em sugestões de temas. Ele sugeriu citações e houve casos em que outras abordagens e conteúdos pontuais foram debatidos, sendo realizadas análises com a autora e os demais revisores.

Para Marcos Antônio participar da revisão foi uma de suas melhores experiências, ao possibilitar contribuir com um pouco da sua vivência profissional e estudos realizados ao longo dos anos.

“Apesar de ter feito algumas publicações de artigos em congressos, inclusive internacionais, fazer parte desse projeto me inspira cada dia mais a buscar novos horizontes e desafios que ampliem meus conhecimentos, sempre com o pensamento de aplicá-los de forma compartilhada”, reforçou.

O profissional trabalhou com profissionais de renome na área de gestão de processos de negócio de todo o Brasil e com a autora Ana Catarina, que é Gestora Regional (MG) da Associação dos Profissionais de Gerenciamento de Negócios no Brasil (ABPMP-BR). Ele afirmou que ajudar a levar conhecimento para mais pessoas é uma grande satisfação.

“Não posso deixar de agradecer mais uma vez à autora Ana Catarina pela grande oportunidade. Estaremos juntos na publicação do volume II”, ressaltou.

Tema

A obra traz uma visão abrangente e didática sobre a disciplina de gestão, dentro da abordagem alinhada ao BPM CBOK. É uma leitura útil para os interessados em conhecer processos e BPM, para profissionais que estão iniciando em BPM ou que buscam atualização e aperfeiçoamento. O livro também pode ser utilizado como bibliografia em cursos e disciplinas introdutórias em BPM, tanto de graduação, quanto de pós-graduação ou cursos livres. Ele está à venda neste link.

(Foto: Unifor-MG)

 

Fonte: Unifor-MG||

COMPATILHAR: