A coordenadora da Defesa Civil de Formiga, Vera Moreira, participou de um curso de capacitação em Belo Horizonte entre os dias 21 e 23 de julho. O tema do encontro foi Sistema de Comando em Operações? e teve como objetivos planejar, organizar, dirigir e controlar as operações de respostas em situações críticas. Inicialmente aplicado nos Estados Unidos, o sistema é a base para a elaboração de uma estrutura de comando em situações emergenciais, e já foi aplicado com sucesso em diversas situações nos EUA, assim como no Brasil.

Segundo Vera Moreira, a Defesa Civil de Formiga vai passar por uma adequação nos próximos dias, com agregação de membros da saúde, polícia, Justiça, engenheiros e médicos, que vão disponibilizar seus trabalhos a favor da Defesa Civil e da população formiguense.

?Em 16 de dezembro, dia em que ocorreu enchente em Formiga, tivemos o apoio de 71 homens da Polícia Militar e engenheiros. Graças a esses cursos de capacitação, em 48 horas a situação de emergência foi notificada ao vice-governador de Minas Gerais Antônio Anastasia e, no dia 23 de dezembro, já estava homologada a situação no município pelo governador Aécio Neves,? contou a secretária.

A Avaliação de Danos (Avadan) foi encaminhada ao estado e ao Sistema Nacional de Defesa Civil, o que dá direito ao município a verbas para o reparo dos danos. ?A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) imediatamente disponibilizou alimentos, roupas e cobertores para a população atingida, além do BDMG, que viabilizou empréstimo a todas as empresas de Formiga pelos problemas acarretados pela chuva?, explicou a coordenadora.

Durante o curso, o secretário executivo da Defesa Civil em Minas Gerais, tenente coronel Alexandre Lucas Alves, e o coronel Eduardo Menezes de Sousa, chefe do gabinete militar do governador e coordenador estadual de Defesa Civil, elogiou os prefeitos que permitem que seus membros de Defesa Civil fiquem em dia com os cursos de capacitação oferecidos pela coordenadoria estadual. Vera Moreira também parabeniza o prefeito Aluísio Veloso/PT por incentivar a participação dela no curso.

COMPATILHAR: