A Cooperativa dos Pecuaristas, Agricultores e Cafeicultores de Minas Gerais (Copacafé), realizará nesta sexta-feira (28), a partir das 18h, a inauguração do Posto de Resfriamento de Leite em Bambuí.
A entidade beneficiará pequenos produtores da região. Antecipando a inauguração acontecerá a solenidade que homenageará o deputado federal (PMDB) Silas Brasileiro, como cidadão honorário, na Câmara Municipal da cidade. Silas é um dos incentivadores do projeto.
O Posto de Resfriamento de Leite da Copacafé surgiu por meio de um pedido da comunidade e do Sindicato dos Produtores Rurais de Bambuí, que demonstraram interesse em organizar a atividade na região.
Segundo Mardone Germano, presidente do sindicato, trabalhou-se muito para a efetivação desse projeto. ?Nossa entidade conversou bastante com os produtores, defendendo e intermediando a importância do posto e seus benefícios. Hoje, todos estão muito satisfeitos e confiantes. Com a chegada da Copacafé, o preço do leite subiu, superando todas as expectativas?, afirma.
O local, em Bambuí, foi arrendado para a Cooperativa há apenas dois meses e fica situado na região da bacia leiteira do Alto do Rio Grande e Centro-Oeste, contando com uma infraestrutura para resfriar até 100 mil litros de leite por dia. Hoje já realiza a coleta de 60 mil litros/dia. O leite vem de vários municípios vizinhos, dentre eles, Formiga, Iguatama, Arcos, Campo Belo e Lavras, atendendo um raio de 200 km.
?Estamos muito otimistas com esse posto. Até o final do ano, estimamos captar 80 mil litros e, em 2011, trabalharmos com a meta de 150 mil litros?, informa Flávio Soares da Cunha Castelo Branco, diretor comercial da Copacafé.
A Copacafé também pretende instalar um segundo posto na cidade de Campo Belo, ampliando a atuação da cooperativa, bem como atender novos produtores.

Imprimir
Comentários