A água que abastece a maioria das residências de Arcos continuará sendo fornecida pela Copasa nos próximos 30 anos. O projeto de renovação do contrato entre a Prefeitura do município e o Governo de Minas foi aprovado pela Câmara Municipal em dezembro. Mas a confirmação final somente aconteceu na última quinta-feira. O motivo da demora é que os vereadores, durante a votação do projeto, apresentaram emendas sobre o texto original.
As complementações foram aprovadas pelos representantes do Legislativo, mas vetadas pelo prefeito municipal Plácido Vaz (PP) no dia 4 de janeiro. Ele justificou que a Copasa define os critérios de trabalho de forma padronizada em todo o Estado e não pode admitir tratamento diferenciado em qualquer município. Uma das emendas propostas é que a companhia deve reverter o superávit em investimentos que a cidade necessita. Em ofício enviado à Câmara, o prefeito explicou que estas propostas devem ser discutidas em audiências públicas para a criação do Plano de Saneamento Municipal. Ele ainda comentou que o Governo de Minas não celebraria o convênio se não fosse feito o veto nas emendas propostas pelos vereadores.
O documento foi encaminhado para a Câmara na última semana. Depois de reunião e votação secreta, seis vereadores decidiram manter o veto e três votaram contra a manutenção. Com a votação, o município está autorizado a assinar o contrato com a Copasa.
Além do compromisso de fornecer água com qualidade para a população, a Copasa deve investir em proteção de mananciais, auxiliar o município na elaboração do plano municipal de saneamento básico e legislação relativa à aplicação de penalidades aos usuários.
A prefeitura e a Câmara também fizeram novas reivindicações, como ampliar o fornecimento de água no centro industrial e nos distritos da Boa Vista, Ilha, Boca da Mata e Calciolândia. Ainda foi solicitado que a Copasa fique responsável pelo conserto das ruas depois de manutenções. Hoje, o serviço é feito pela prefeitura. Todas as reivindicações estão sendo negociadas entre a prefeitura e representantes da companhia.

COMPATILHAR: