A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) implantou o Sistema de Gestão Estatística do Parque de Hidrômetros (Sigeph). Com ele a Copasa terá acesso a um conjunto de informações gerenciais que permitirão a avaliação de seu parque de hidrômetros, visando à melhoria da micromedição na empresa.
O Sigeph é um software desenvolvido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), em conjunto com os técnicos da Superintendência de Informática e da Divisão de Hidrometria da Copasa. Ele disponibiliza relatórios e gráficos a partir de dados provenientes do Sistema Comercial da Companhia (Sicom) e dados referentes às características técnicas dos hidrômetros do Laboratório de Hidrometria. A partir dessas informações, é possível avaliar as diversas variáveis que envolvem a micromedição, além de permitir análises de desempenho dos medidores de clientes e de possíveis fraudes e violações.
O sistema tem capacidade para armazenar dados por um período de 24 meses e está operando na Copasa desde dezembro de 2010. Para facilitar a análise dos dados emitidos pelo Sigeph, todos os empregados da Companhia envolvidos no processo de medição de consumo de clientes receberam treinamentos.
Os resultados já começaram a aparecer. Com os dados do Sigeph, as unidades operacionais da Copasa já estão desenvolvendo planos de ação para melhorar a gestão da micromedição da empresa. Esta nova tecnologia foi totalmente concebida pela Copasa, que está em processo de patenteamento do software e registro da marca Sigeph.

COMPATILHAR: