Em novembro, o Coral Cristo Rei comemora seu Jubileu de Ouro. São 50 anos cantando e encantando o público nas celebrações litúrgicas e solenidades. As comemorações começarão no dia 22 de novembro, com uma missa em Ação de Graças, na Matriz São Vicente Férrer, às 9h30. Durante a celebração, haverá o Canto Tedeum Láudamus, que é um canto de louvor a Deus feito em datas especiais na vida da Igreja, nos tempos em que as missas eram rezadas em latim.
Já no dia 23 de novembro, a homenagem será feita na Câmara Municipal, em uma Sessão Solene, que começará às 14h30. Até o final do ano, serão promovidas muitas atrações, como Encontro de Corais, recitais, missas nas paróquias Sagrado Coração de Jesus, São Judas Tadeu e São Sebastião. A data dos eventos, que serão organizados pela Secretaria Municipal de Cultura, ainda não foi divulgada.
O Coral
Nas décadas de 20 e 30, quando as missas eram rezadas em latim, Congregados Marianos e Pia – União das Filhas de Maria abrilhantavam as celebrações cantando hinos, salmos e cânticos em latim e português. O instrumento musical era um harmônico bem antigo.
Por cinquenta contos de réis, padre Remaclo Fóxius e bem feitores compraram o órgão de tubos que se encontra na matriz São Vicente Férrer, o qual, segundo historiadores, é o terceiro existente em Minas Gerais, sendo de origem alemã.
Em 24 de outubro de 1937, o órgão de tubos foi inaugurado, dando assim mais brilho ao então Coral Mariano (Congregação das Filhas de Maria).
Com a manifestação do interesse por parte de outras pessoas, surgiu a idéia de ampliar mais corais, sendo necessário um possível desmembramento. O responsável organista e vigário da época padre Remaclo Fóxius e outros como padre Fernando, Dona Angela Tonelli Filogônio e Geralda Soares opinaram pelo desmembramento, ficando o Coral Mariano com o nome de Imaculada Conceição, surgiu então o Coral Cristo Rei, fundado em 6 de janeiro de 1960. O organista do coral era o professor Franz Stangelberger, a organista e maestrina professora Odette Khouri de Carvalho e o maestro e padre Geraldo Dantas. Mais tarde, outros organistas/pianistas contribuíram, como Marconi Montoli, padre. Afonso Maria Oliveira, Antonio Olímpio Nogueira, Lenyrce Corrêa de Mello Machado e outros.
Durante muitos anos, Odette Khouri fez do coral sua sinfonia de vida. O Coral Cristo Rei, formado com quatro vozes iguais, está hoje sob a batuta de Gilvaz de Oliveira e o tecladista Antônio Eustáquio Turreaux, sendo responsável por inúmeras solenidades cívicas, folclóricas, sociais e religiosas.

COMPATILHAR: