Ficar dentro de casa e não sair para absolutamente nada. Essa foi a realidade enfrentada por 15% dos entrevistados do levantamento feito por acadêmicos no projeto “ConVid – Pesquisa de Comportamento”, que analisou como a população tem passado os dias de quarentena.

De acordo com o levantamento, a maioria da população brasileira, 60% no total, respeitou o isolamento social e ficou em casa, só saindo para atividades essenciais (compras de supermercado e farmácia).

“Isso mostra uma grande adesão ao isolamento social e às medidas que são extremamente benéficas para que nós possamos interromper a transmissão do vírus”, explicou a professora  da Escola de Enfermagem da UFMG Deborah Carvalho Malta, uma das coordenadoras do estudo.

Entre as pessoas que continuaram saindo e tomaram apenas certos cuidados, tais como não visitar idosos e manter distância de outras pessoas, os maiores percentuais (35%) ocorreram nas faixas de idade de 30 a 39 anos e 40 a 49 anos.

O estudo, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No período de 24 de abril a 8 de maio de 2020, 44062  indivíduos participaram da pesquisa.

Fonte: O Tempo Online

COMPATILHAR: