Um decreto suspendeu a autorização para vans e ônibus de turismo acessarem Capitólio e oficializou a situação de emergência em saúde pública na cidade. O documento, publicado na terça-feira (17), também cria um Comitê Gestor para enfrentamento do coronavírus.

O decreto é válido por 30 dias e pode ser prorrogado se houver necessidade. Segundo o boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), não há registro de caso suspeito de coronavírus na cidade.

De acordo com o MG1, o prefeito José Eduardo (PT) ressaltou que a preocupação é com a transmissão do vírus, já que a região de Capitólio recebe milhares de pessoas, de várias partes do país, diariamente. Segundo o município, durante o período de alta temporada a cidade chega a receber até 70 ônibus por dia.

“O grande número de fretamento turístico que se dirige ao município é uma realidade nossa. Por causa disso colocamos o impedimento da vinda destes ônibus neste momento. Colocamos claramente que a não obediência dessa determinação implicará em multa e apreensão”, afirmou.

Segundo o decreto, quem desobedecer a determinação receberá uma multa no valor R$1.653 mil e apreensão do veículo.

Entendemos que essas medidas são duras, mas extremamente necessárias para que não tenhamos nenhuma situação de maior gravidade. Entendemos a importância da presença dos turistas na nossa cidade, é a base da nossa economia, mas neste momento é necessário”, disse o prefeito.

O decreto também orientou que fossem cancelados eventos e shows na cidade com aglomeração de pessoas e suspendeu as aulas nas redes municipais e estaduais. “Adotamos a medida de indicar o isolamento domiciliar de todas as pessoas com problemas respiratórios crônicos”, finalizou José Eduardo.

A região de Capitólio é uma das referências de beleza no Estado. Os pontos mais procurados, são os canyons e cachoeiras. Segundo o Executivo, é importante que as pessoas tenham consciência em não se aglomerar nestes pontos.

Casos no Centro-Oeste

No Centro-Oeste são 32 em investigação, um confirmado em Divinópolis, três descartados e 36 notificações segundo o Informe Epidemiológico divulgado Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nessa quarta-feira (18).

O primeiro caso de coronavírus em Minas Gerais foi o de uma moradora de Divinópolis, de 47 anos, que chegou a Belo Horizonte no dia 2 de março, após uma passagem pela Itália.

Fonte: G1

COMPATILHAR: