O Boletim Diário da Prefeitura de Divinópolis confirmou mais uma morte em decorrência da Covid-19; são 156 vítimas desde o início da pandemia. Até o momento, o município permanece com 104 pessoas internadas em leitos para a doença na rede hospitalar.

Em comparação com o informativo de segunda (22), nas últimas 24h mais 74 novos casos foram confirmados em Divinópolis, além de 71 pessoas que se recuperaram da doença. A taxa de isolamento social na cidade está em 34%.

Óbito

A Prefeitura informou mais detalhes sobre a nova vítima:

Idosa, 73 anos. Tinha angina estável e obesidade. Morreu em 22 de fevereiro.

Veja abaixo mais dados sobre a evolução do coronavírus na cidade.

Mortes pela doença – São 156 óbitos, 78 do sexo feminino, 77 do masculino. No informe dessa terça, um óbito está em investigação; não há mais informações sobre a vítima.

Pacientes recuperados – desde que a Prefeitura começou a publicar o informe, 6.155 pessoas se recuperaram da Covid-19 na cidade; 71 a mais que o boletim anterior.

Situação dos leitos

O boletim municipal também conta com a quantidade de leitos exclusivos para atendimentos a pacientes com suspeita da Covid-19. Neste informe, dos 222 leitos disponíveis – 127 são no setor de enfermaria e 95 no Centro de Tratamento Intensiva (CTI). De todos estes, 104 estão ocupados. Quatro crianças estão internadas em leitos de CTI e quatro em enfermaria com suspeita da doença; não foram divulgadas mais informações sobre os pacientes.

Casos confirmados e descartados

Nessa terça-feira (23), Divinópolis contabiliza 6.753 casos confirmados de coronavírus, 74 resultados positivos a mais em comparação com o último boletim.

Já a quantidade de exames suspeitos que foram descartados está em 1.903. Outras 17 pessoas aguardam resultados de exames.

Dos casos confirmados de Covid-19, 3.693 foram em pessoas do sexo feminino e 3.060 em pessoas do sexo masculino.

Casos em investigação

Até o momento, a cidade tem 39.774 notificações de pessoas aguardando resultados de exames para saberem se têm o novo coronavírus. Destas, 21.839 são do sexo feminino e 17.935 do sexo masculino. A maior parte das notificações continua de pessoas com idade entre 20 e 39 anos: 19.323 registros.

Outros dados

O Boletim da Prefeitura de Divinópolis divulga ainda informações sobre taxas de isolamento e letalidade, além do ritmo de contágio. Segundo Executivo, o Índice de Isolamento Social e o Ritmo de Contágio são divulgados pela plataforma “Corona Cidades”, desenvolvida pela ONG Impulso, Instituto Arapyau e Instituto de Estudos de Políticas de Saúde (IEPS), além da colaboração da empresa de tecnologia InLoco. O objetivo da plataforma é auxiliar o poder público na coleta de dados relacionados à pandemia do coronavírus no Brasil.

Taxa de isolamento social – O índice de Isolamento Social aponta o percentual de pessoas que se encontram em casa durante a pandemia do coronavírus. Os dados são coletados através da geolocalização de celulares e smartphones. A média percentual com dados da última semana, mostra que a taxa de isolamento está em 34%. O número está bem abaixo do índice de isolamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 70%, para evitar o contágio da Covid-19.

Ritmo de contágio – Conforme dados consultados em um site do Executivo, o ritmo de contágio da doença na cidade está em 1,05. O dado leva em consideração a quantidade média de pessoas que cada contaminado pode infectar. Se o índice ficar entre 1,65 e 2, o risco é considerado muito alto e há indicação de lockdown se a taxa de reprodutibilidade da doença passar de 2. Esse índice é um dos fatores que estão na Matriz de Mapeamento de Risco à Covid-19, que orienta as decisões do Poder Público em relação às medidas de isolamento social na cidade. Segundo a Matriz, o número é considerado de alto risco.

Taxa de letalidade – A taxa de letalidade em Divinópolis está em 2,31%. Este percentual considera o número de óbitos em relação ao total de casos confirmados.

Fonte: G1

COMPATILHAR: