Por Priscila Rocha – Últimas Notícias

O município de Arcos entrou na lista da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) com casos em investigação do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela pasta nessa terça-feira (10), o município apresentava quatro casos suspeitos da doença. A Secretaria de Saúde de Arcos emitiu uma nota nesta quarta-feira (11) informando sobre o caso e corrigindo a nota da SES/MG.

Segundo a pasta foram notificados dois casos no município. Confira a nota:

“A Prefeitura de Arcos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa que foram notificados 02 (dois) casos de pacientes que se enquadram como suspeitos de portadores de infecção pelo Coronavírus.

Um deles esteve em viagem pela Europa e apresentou sintomas leves de gripe. O outro teve contato direto com o primeiro, que, em seguida, apresentou os mesmos sintomas.
Segundo informação da técnica Ângela Margarete Mendonça Costa Ribeiro, Coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do município, são 02 (duas) pessoas do sexo feminino, com idades de 22 e 54 anos.

Ângela Margarete ainda informa que todos os exames para confirmação ou descarte da doença já foram colhidos e encaminhados para laboratórios, que tem como previsão de divulgação de resultado em 06 (seis) dias (FUNED e Hermes Pardini) e que as medidas profiláticas foram estabelecidas conforme orientações do protocolo.

As pacientes seguem em isolamento e monitoradas pela Secretaria de Saúde no seu próprio domicilio, com acompanhamento médico.

A Prefeitura de Arcos reforça junto à população, para que continuem mantendo e intensificando as medidas de prevenção do contágio: lavar as mãos com água e/ou álcool gel 70%, cobrir o nariz e boca ao espirrar com antebraço ou usar lenço descartável, evitar aglomeração (principalmente se estiver doente), manter ambientes bem ventilados e não compartilhar objetos pessoais.”

O mesmo equívoco ocorreu com as notificações da doença em Formiga. O boletim informou que o município registrou dois casos suspeitos, mas a Secretaria Municipal de Saúde garante que houve o registro de um caso.  

COMPATILHAR: