Nesta quarta-feira (29), ocorreu em Belo Horizonte a solenidade de comemoração dos 101 anos doCorpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Durante o evento, foi entregue a Medalha Dom Pedro II, principal comenda da corporação, a 152 autoridades e personalidades.
O chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel PM Luis Carlos Dias Martins, recebeu do governador Antonio Anastasia e do comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Sílvio Antônio de Oliveira Melo, o título de Bombeiro Honorário. A homenagem é simbolizada por um capacete da corporação, que completa 101 anos de existência na quinta-feira (31).
No último século, a corporação registrou um longo histórico de avanços. Criado em 1911, o CBMMG começou sua história com menos de 50 homens. Hoje, sua estrutura inclui dez Batalhões Operacionais e um Batalhão de Operações Aéreas, onde trabalham cerca de 5.300 pessoas. Em 2011, o CBMMG atendeu mais de 335 mil ocorrências em todo o
Em 2004, um dos fatores que contribuiu com a modernização do CBMMG foi a introdução da Taxa de Incêndio. Seus recursos possibilitaram o reaparelhamento da frota, que hoje conta com 1.000 viaturas com idade média de sete anos. Em 2003, as 335 viaturas apresentavam idade média de quase 15 anos. Ainda este ano, mais 70 viaturas serão incorporadas à frota.
?Avançamos muito nestes anos, mas ainda temos muitos desafios. Estamos investindo principalmente na capacitação de nossos homens, na inovação tecnológica e na potencialização das atividades de prevenção, para garantir um atendimento cada vez melhor à sociedade?, afirma Coronel Sílvio Antônio de Oliveira Melo, comandante geral do CBMMG.
Capacitação profissional
Segundo o comandante, um dos exemplos das ações do CBMMG com o intuito de elevar a capacitação do time é a Academia de Bombeiros Militar, inaugurada em 2011.
A instituição foi recentemente reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação como sendo de ensino superior. O curso de formação de oficiais ministrado pela escola também deverá ser reconhecido como bacharelado em Ciências Militares – Prevenção e Gestão de Catástrofes.

COMPATILHAR: