Militares do 10º Batalhão de Bombeiros Militar Divinópolis e também das Frações subordinadas de Formiga, Arcos e Oliveira participaram de treinamentos dos Núcleos de Incêndios Florestais (NIF) do 1º Comando Operacional de Bombeiros (COB). Tais treinamentos ocorreram em semanas distintas no mês de maio, sendo os militares participantes divididos em duas turmas.

De acordo com o Cobom, dentre as atividades desenvolvidas no treinamento, é importante destacar o uso de diversos equipamentos de combate a incêndios florestais, conhecimento da legislação específica, estratégias de combate, uso do Sistema Global de Posicionamento (GPS), embarque e desembarque de aeronaves, dentre vários outros temas apropriados.

O treinamento para o período de estiagem esteve sob a coordenação do Comando Especializado de Bombeiros (CEB) e executado pelo Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (BEMAD), e teve como finalidade principal o aprimoramento e o nivelamento técnico do efetivo das Unidades Operacionais que participaram do curso, frente a atuações em ocorrências típicas.

Ao término dos treinamentos, os militares passam a integrar os Núcleos de Incêndios Florestais das suas respectivas Unidades, onde o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais poderá empenhá-los em operações de combate a incêndios florestais dentro do Estado ou em outra Unidade Federativa, como ocorreu no Estado do Amazonas recentemente.

Além disso, esses militares serão responsáveis pela multiplicação do conhecimento para o restante dos bombeiros que atuarão nas diversas ocorrências em toda região Centro-Oeste.

Fonte: Corpo de Bombeiros

COMPATILHAR: