Redação Últimas Notícias

Nessa quarta-feira (22) militares do 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros realizaram dois resgates de animais silvestres em situação de risco. Os resgates foram registrados em Formiga e Córrego Fundo.

No município, o resgate ocorreu em uma residência localizada no bairro Rosa Mística.  De acordo com o Cobom, os militares realizaram a captura de uma cobra verde (Philodryasolfersii).  A serpente foi solta em uma área de preservação na zona rural.

A serpente Philodryasolfersii apresenta coloração verde com uma faixa longitudinal de cor marrom no dorso, que vai da cabeça até a cauda. Conhecida como cobra cipó ou cobra verde, a espécie tem um tamanho mediano, atingindo cerca de 1,5 m de comprimento total, e com cauda relativamente longa, que corresponde entre 23 e 36% do tamanho corporal.  “A espécie que até então era considerada não peçonhenta, entra na lista das serpentes peçonhentas visto que a literatura traz alguns relatos de envenenamento humano provocado pelo animal”, informou o Cobom.

Em Córrego Fundo

No município de Córrego Fundo, o Cobom realizou o resgate de uma jiboia. Este foi o segundo registro de resgate desta espécie de serpente em uma semana.

Na quinta-feira passada (16), o Cobom capturou uma jiboia em um porão de uma residência na região da comunidade rural de Sobradinho.

O resgate desta semana foi registrado na comunidade rural de Falhas.  A serpente foi localizada em um depósito de uma propriedade rural.  Após a captura, a jiboia foi solta em uma área de mata fechada, distante da residência.

As jiboias são serpentes que apresentam uma dentição denominada áglifa, ou seja, que não é especializada na inoculação de peçonha. “Desse modo, podemos dizer que a jiboia é, relativamente, inofensiva aos seres humanos. Para matar suas presas, a serpente utiliza sua forte musculatura” informou o Cobom.

O Corpo de Bombeiros orienta a população, em caso de aparecimento de serpentes, a manterem distância do animal e não tentarem realizar a captura, evitando assim acidentes. O Corpo de Bombeiros Militar deve ser acionado pelo 193.

COMPATILHAR: