O município de Córrego Fundo completará no dia 23 de outubro, 16 anos de emancipação político-administrativa e uma grande festa está sendo preparada.
A programação terá início na sexta-feira (21) a partir das 20h, com a abertura das festividades pelo prefeito Valdir Martins/PTB e apresentação da Banda Inimigos da HP, encerrando a noite.
No dia 22, as atividades terão início às 14h, com tarde recreativa com rua de lazer e apresentação do grupo de capoeira; entrega da premiação do campeonato da cidade e do passeio ciclístico; apresentação da Academia Dance Comigo; apresentação musical com os alunos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e show com a Banda Máster Show.
Já no domingo (22), as atrações terão início às 8h, com o momento cívico e desfiles das escolas municipais, estaduais e Grupo da Melhor Idade. A partir das 14h, haverá apresentações com Talentos da Nossa Terra. Em seguida, missa em Ação de Graças; show com Carol Shienna e André Rodrigues, para encerrar a noite show com Edimar e Banda. Toda a comunidade do município e região está convidada.
História da cidade
 O município de Córrego Fundo foi emancipado em 1995. Fundado em meados do século XVII, o pequeno vilarejo se expandiu e deu origem a uma cidade promissora que se destaca no Centro-Oeste de Minas Gerais.  
Conta a lenda que alguns tropeiros, que viajavam em direção à Serra da Canastra, acampavam próximo a um córrego, no interior de Minas Gerais, quando um deles se afogou. Segundo os relatos, nesta época, a cidade de Córrego Fundo limitava-se ao córrego, em cujas margens ficava uma casinha, ponto de referência e pernoite dos viajantes. No local, Domingos Antônio da Silveira fundou, em meados do século XVII, a Fazenda de Córrego Fundo. A partir daí formou-se o povoado, que deu origem ao município.  Córrego Fundo, situado às margens da Rodovia MG-050, à altura do quilômetro 212, já pertenceu às cidades de Ouro Preto, São João Del Rei, Tiradentes, Itapecerica e, por último, Formiga.
A economia do município baseia-se, principalmente, na queima e beneficiamento da cal, sendo um dos principais polos no circuito da produção de cal, em Minas Gerais. Em segundo lugar vem a extração da pedra calcárea, seguida da agropecuária, do comércio e prestação de serviços. O município também é destaque, atualmente, nos setores têxtil e artesanal.  
Apesar de Córrego Fundo ser uma cidade essencialmente industrial, os outros setores ainda têm importância fundamental na geração de divisas do município. A industrialização, que ocorreu de forma revolucionária, está ligada aos outros segmentos, formando uma rede de serviços e rendimentos.  
A cal, em seus diversos estágios, é transportada em imensos caminhões pelas ruas da cidade e do país, gerando trabalho. Da mesma forma, o comércio e outros tipos de prestação de serviços estão envolvidos neste processo.  
Córrego Fundo se desenvolveu muito ao longo desses anos e tem muito a comemorar nesses 15 anos de emancipação. Os corregofundenses já ganharam muitos presentes, em diversos setores, o mais recente deles foi o novo acesso ao município, na MG-050.

COMPATILHAR: