A cidade de Córrego Fundo foi classificada em 10º lugar, para preenchimento de vagas para o curso sobre o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, em Ensino à Distância, sendo as vagas destinadas somente a servidores públicos de municípios de Minas Gerais. Gratuito, o curso é promovido pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam). A classificação foi divulgada no final de abril e as aulas tiveram início neste mês.

O objetivo do curso é capacitar os participantes a apoiar e acompanhar a elaboração de Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, buscando a melhoria da gestão dos resíduos, solucionando deficiências, limitações e problemas que se apresentam em seus distintos componentes, de acordo com a legislação vigente.

Os critérios para pontuação consideravam: município com coleta seletiva implantada; coleta seletiva em fase de implantação; ser integrante de consórcio para gestão de resíduos sólidos urbanos; estar em fase de consorciamento para gestão de resíduos sólidos urbanos; faixa de população urbana; dentre outros.

A servidora Liliane Cristina Arantes, chefe do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Córrego Fundo é quem participa do curso, que terá duração de 90 horas/aula e será dividido em cinco módulos.

Para Liliane, a capacitação será muito importante para o município porque poderá acompanhar a elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que é uma exigência da legislação ambiental, com mais compreensão de especificidades deste processo. Este plano é parte do Plano de Saneamento Municipal, que já foi licitado e foi iniciada sua elaboração.

?As atividades do curso já começaram. Considero um curso de alto nível, bem fundamentado na legislação, traz muitos conteúdos que ainda não tinha conhecimento. É uma forma de acompanhar, fiscalizar e auxiliar na confecção do Plano de Gestão, bem como, posteriormente, da sua execução?, comentou.

COMPATILHAR: