A cidade de Córrego Fundo ocupa o 9º lugar entre os 853 municípios mineiros no Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFS). Os dados são referentes ao ano de 2007 e foram divulgados no sábado (18) pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). No ranking nacional, Córrego Fundo ficou em 34º lugar. Nenhuma outra cidade da região apareceu na listagem divulgada pela confederação, a qual conta com 150 municípios.
O índice foi criado para compreender e estimular a melhoria das gestões municipais. Ele reflete, anualmente, o desempenho dos municípios sob as óticas fiscal, social e de gestão. O índice fiscal, por exemplo, mostra a evolução dos indicadores relacionados à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), como nível de endividamento e gasto com pessoal. Os demais buscam apontar o cumprimento de outras responsabilidades de uma prefeitura, como economizar recursos de manutenção da máquina administrativa e direcioná-los, prioritariamente, para investimentos em infraestrutura, saúde e educação, além de atender bem e com qualidade a população local.
Os cálculos são feitos a partir de indicadores construídos com informações das prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e a outros órgãos oficiais, como Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (Datasus) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Somados ao índice fiscal, os indicadores sociais e de gestão compõem a média geral do IRFS 2007.

COMPATILHAR: