Por meio de uma ação conjunta do Conselho Tutelar de Córrego Fundo e da Secretaria de Políticas Sociais do município, a cidade movimentou-se em razão da Campanha contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As atividades ocorreram entre os dias 14 e 18 de maio.
Foram realizadas palestras com o tema da Campanha, ministradas pelo advogado Jaime Gaipo Ribeiro da Silva. No dia 15 de maio, o tema foi abordado na Escola Municipal Rafael José Alves e, no dia 16, na Escola Estadual Padre José Sangali.
Entre os dias 14 e 16 de maio também foram realizadas passeatas, saindo dos locais das palestras. Nestas ocasiões, com a participação dos alunos, o grupo teve com objetivo divulgar a ação e a campanha em toda a cidade. Os trajetos foram feitos com faixas e carro de som, abordando o tema e visando a conscientização de todos os moradores da cidade.
No dia 16, uma blitz educativa foi realizada próximo à sede do Destacamento da Polícia Militar de Córrego Fundo. Os veículos que trafegavam pelo local foram parados e os condutores receberam folders e adesivos alusivos à campanha, com orientações e telefones para denúncias.
O domingo foi o Dia D da Campanha. Nesta data, celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, conforme a Lei Federal 9.970/00. A campanha ocorreu na Praça Vigário João Ivo, com apresentação de dança dos grupos da Academia Cese (Centro de Estética, Saúde e Equilíbrio) e apresentação teatral, elaborada pelo Conselho Tutelar. O grupo Pagodear encerrou o evento, atraindo grande público.
Segundo informações das Conselheiras Tutelares de Córrego Fundo, a campanha é uma forma de chamar a sociedade a tomar parte do problema e assumir sua responsabilidade diante do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes e agir em favor da proteção.
Denuncie
Para denunciar e proteger as crianças e adolescentes do município e de todo o país, as pessoas podem procurar o conselho tutelar de sua cidade; ou discar o número de telefone 100; ou o número 0800 031 1119.
Em Córrego Fundo, o Conselho Tutelar funciona à Rua Leôncio Vaz da Silva, nº 183, e pode ser contatado pelos telefones (37) 3322-9504 ou pelo (37) 8816-9743.

COMPATILHAR: