Em 2010, 14.965 malotes e 22.413 uniformes de atendentes e carteiros deixaram de ser incinerados e se transformaram em artesanato. Isto ocorreu graças ao EcoPostal, projeto dos Correios que promove a reutilização de malotes e uniformes sem condições de uso. Esses materiais são doados a instituições filantrópicas, que os transformam em peças artesanais, bolsas, sandálias, mochilas, roupas infantis e as comercializam.
Criado em 2004, o EcoPostal surgiu da necessidade de se dar tratamento adequado ao descarte de malotes e uniformes. Com isso, diminui-se o impacto ambiental causado pela emissão do CO2 que seria produzido na queima desse material. Ao mesmo tempo, promove-se a inclusão social e a geração de renda. Só em 2010, 10.555 pessoas foram beneficiadas, num total de 28 instituições sem fins lucrativos.
O EcoPostal é apenas uma das ações que integram a política de responsabilidade socioambiental do Correios, que inclui ainda os projetos Coleta Seletiva Solidária (separação e doação de resíduos recicláveis descartados), vaga-lume (descarte, descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes), viveiro ambiental (fornecimento de 2 mil mudas/ano às unidades dos Correios de todo o país), plantio de árvores, gestão do descarte de pneus, resíduo ambulatorial e computadores, educação ambiental e veículos elétricos de calçadões (equipamentos movidos a baterias recarregáveis utilizados para entrega e coleta de encomendas nos calçadões da área central de Curitiba/PR), dentre outros.

COMPATILHAR: