Se você costuma encomendar eletrônicos de fora do Brasil, fique atento: os Correios começaram a cobrar nessa segunda-feira (27) uma nova taxa de R$15 em encomendas internacionais. O valor é referente ao serviço de Despacho Postal e já era repassado aos destinatários quando as compras eram taxadas pela Receita Federal. Agora, ele passa a valer para qualquer item, taxado ou não.

A agência estatal, que está passando por um enxugamento, implementou a cobrança da taxa em todos os produtos que chegarem por vias marítimas ou áreas de outros países.

A medida certamente irá impactar quem trabalha com importações, mas deverá ter especial impacto em pequenos e médios consumidores, que ocasionalmente usam plataformas de e-commerce internacionais para aquisição de capas para smartphones, roupas, e produtos de moda e beleza.

Um problema, por exemplo, é que se tornará menos atrativo comprar produtos de valores baixos que oferecem frete grátis. Afinal, essa cortesia se converterá no custo do despacho postal quando chegar ao país. Fora isso, é comum clientes realizarem várias compras de uma única vez, que chegam aos poucos, então imagine quantas taxas poderiam ser geradas.

Os Correios justificam que a cobrança do despacho postal em todas as encomendas servirá para a prestação de um serviço de maior qualidade. A estatal está ciente das reclamações relativas à demora em Curitiba, que aumentaram 155% em janeiro desse ano. A “novidade” é uma forma de melhorar o serviço prestado nessa frente de atuação.

Vale lembrar, o serviço postal tem combatido fraudes internas que sujam a imagem de toda a corporação. Em uma ação recente, prendeu um funcionário acusado de violar pacotes visando o roubo de smartphones.

 

 

Fonte: Fonte Tudo Celular ||

COMPATILHAR: