Ampliar as ações de responsabilidade social, promovendo cada vez mais a acessibilidade e a inclusão social, é um dos pilares da atual administração dos Correios em Minas Gerais, sob a orientação do ministério das Comunicações. Em 2010, novas iniciativas fortalecem esse cenário, como a implantação de guichês especializados no atendimento a pessoas com deficiência auditiva. A partir desta terça-feira (23), a população mineira já pode contar com essa facilidade na agência JK, em Belo Horizonte (Avenida Afonso Pena, 1270) e na unidade central da empresa em Uberaba (Praça Henrique Krugger, 33).
O atendimento nesses guichês será realizado na Língua Brasileira de Sinais (Libras), linguagem formada por meio da combinação de formas e de movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço. Os empregados responsáveis pelo atendimento em libras passaram por módulos de capacitação, promovidos pelos Correios em parceria com instituições que congregam deficientes auditivos.
A iniciativa faz parte do programa Cidadania em Ação, por meio do qual os Correios também possuem convênios com entidades especializadas para promover o exercício das capacidades profissionais de pessoas com deficiência, oferecendo oportunidades de trabalho, integração e atividades socioeducativas. Em Minas, quase 500 profissionais portadores de necessidades especiais trabalham atualmente nos Correios. Desse total, 414 correspondem à força de trabalho contratada por intermédio do programa Cidadania em Ação e 72 deles, admitidos através de concurso público.
Dentro do cronograma de implantação, até abril deste ano, mais duas agências passam a oferecer o atendimento em Libras no Estado sendo uma em Belo Horizonte (Savassi) e outra em Contagem (Cidade Industrial). Já no segundo semestre de 2010, o projeto será ampliado para outras 11 unidades nos seguintes municípios: Barbacena, Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberlândia e Varginha.
Central Braille e Cata-Pilhas integram ações de responsabilidade social dos Correios em Minas
A preocupação com a inclusão social de portadores de necessidades não é algo recente nos Correios. Em outubro de 2007, uma nova oportunidade era criada para facilitar a comunicação dos deficientes visuais. Inaugurada em Belo Horizonte, a Central Braille dos Correios é responsável, desde então, por oferecer a toda a população brasileira o Serviço Postal Braille, destinado a realizar a transcrição de correspondências da escrita comum para o braille e vice-versa. Sua intenção é garantir autonomia aos usuários cegos, que podem dispensar a ajuda de terceiros para ter acesso ao conteúdo das cartas. O serviço ganha cada vez mais importância e procura, registrando crescimento de 1.673% desde o início de suas atividades. Somente em 2009, o Postal Braille já transcreveu aproximadamente 1 mil mensagens.
Outra ação de responsabilidade social que também merece destaque nos Correios é o Cata-Pilhas, programa de coleta de pilhas e baterias usadas, que teve sua expansão para mais 150 agências em Minas, no último mês, atingindo o total de 200 unidades no Estado. O Cata-Pilhas amplia o campo de atuação da Coleta Seletiva Solidária, praticada pelos Correios no Estado desde 2007, demonstrando a preocupação com a separação de resíduos e com a destinação correta de pilhas e baterias. Os Correios são responsáveis pela coleta, armazenamento e transporte das pilhas e baterias, ficando a reciclagem de todo o material recolhido a cargo de empresa especializada.

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