Da Redação

Após ser devidamente notificada pela Prefeitura de Formiga, por meio da Secretaria de Saúde da cidade, e pelo laboratório São Geraldo, para onde foi enviado o material para exames do paciente que testou positivo para a Covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde (Ses MG) retificou nesta terça-feira (7), a informação do Boletim Epidemiológico de segunda-feira (6), que confirmava a notificação do primeiro caso do novo coronavírus em Formiga.

Como divulgado ontem pelo Últimas Notícias, trata-se de um paciente da cidade de Piumhi, que está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) daquela cidade, mas que teve o material de exames enviado para Formiga.

Uma vez que o teste deu positivo, seguindo protocolos, o caso foi informado pelo laboratório para a Ses, porém, não foi informado que o paciente era de outra cidade.

Desfeito o mal entendido, Formiga volta a ficar sem registros da doença, apesar do alto número de casos suspeitos, 247 segundo os últimos dados divulgados.

No Boletim da Ses desta terça-feira (7), já consta o primeiro caso suspeito de Piumhi.

Ainda de acordo com o boletim da Secretaria de Estado de Saúde, Lagoa da Prata passou de cinco para 11 casos confirmados nesta terça. O boletim apontou que Arcos tem duas confirmações da doença. Não há novidades em relação aos casos confirmados de Divinópolis, Capitólio, Bom Despacho, Santo Antônio do Monte e Carmo do Cajuru. Ao todo, na região Centro-Oeste de Minas, são 33 casos positivos para o coronavírus.

Em todo o estado são 559 casos confirmados de Covid-19 e 49.652 notificações suspeitas ainda em investigação. Dos confirmados, 210 foram em pessoas do sexo feminino e 288 do masculino. O número de mortes pela doença subiu para onze, sendo os óbitos registrados em Belo Horizonte (5), Mariana (1) Uberlândia (2), Ouro Fino (1), Montes Claros (1) e Pouso Alegre (1).

No Centro-Oeste algumas das mortes registras como suspeitas foram descartadas:

  • Na segunda-feira (30), o Hospital São João de Deus, em Divinópolis, divulgou que a causa da morte de uma mulher de 31 anos, cuja a suspeita era por coronavírus, foi descartada após exames feitos pelo próprio Hospital.
  • Na terça-feira (31), a assessoria da Prefeitura de Bom Despacho divulgou que deu negativo para coronavírus o resultado do exame de um homem que morreu semana passada na Santa Casa da cidade. Uma morte suspeita ainda é investigada em Itaúna. O óbito foi divulgado há quase duas semanas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Casos confirmados de Covid-19 na região

Cidades Número de casos
Arcos  2
Bom Despacho  1
Capitólio  1
Carmo do Cajuru  1
Divinópolis  15
Lagoa da Prata  11
Piumhi  1
Santo Antônio do Monte  2

Fonte: SES-MG

Casos suspeitos

No dia 28 de março, a SES-MG divulgou que os informes com o número detalhado de casos suspeitos de coronavírus por regiões do Estado foram suspensos.

Segundo a pasta, a plataforma do Estado passa por atualização. Contudo, os casos voltaram a ser divulgados dois dias, em uma área diferente no boletim criada especificamente para divulgar a distribuição dos registros de Covid-19 em Minas Gerais.

Também segundo a SES-MG, desde o dia 27 de março os casos suspeitos de Covid-19 passaram a ser notificações no E-SUS VE, novo sistema disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Considerando o processo de transição e a instabilidade do novo sistema, ainda não é possível extrair um relatório completo, que detalhe o número de casos por município.

Entretanto, desde sexta-feira (3), a explicação sobre os casos por município não consta na plataforma criada pela SES-MG. Os números foram atualizados neste domingo (5). O Estado ressalta que os dados são parciais e podem ser alterados.

Veja o boletim desta terça-feira para o novo coronavírus em Minas

Com informações do G1

COMPATILHAR: