A variante delta está predominante nos estudos genéticos e 101 casos já foram confirmados em Minas Gerais. Na tentativa de frear o avanço da cepa e novas contaminações, o governo tem a expectativa de vacinar todos os adolescentes em setembro. A aplicação do reforço vacinal em idosos acima de 80 anos já pode começar a partir da próxima semana. As informações foram passadas pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, em entrevista coletiva nessa quinta-feira (26).

“Dentro das 200 amostras semanais de estudos genômica, a incidência da delta vem crescendo. Temos 101 casos em Minas. A distribuição se destaca na região Central, em Belo Horizonte; na Sudeste e Leste do Sul, próximo do Rio de Janeiro; e a de Unaí, próximo do Distrito Federal e Brasília. A tendência é de que a delta aumente nas próximas semanas”, disse.

Minas Gerais, segundo o secretário, está chegando a 300 mil doses aplicadas por dia. Isso acontece devido ao aumento de doses recebidas. A partir de setembro, o estado vai começar a vacinar os adolescentes. A expectativa é de que o grupo seja imunizado ao longo do mês.

“A expectativa de vacinas recebidas da Pfizer para setembro é suficiente para que todos os adolescentes tomem sua vacina e comecemos a reforçar os idosos acima de 80. Vamos evoluir rapidamente com o reforço dos idosos”.

Vai ter vacina?

O secretário de Saúde de Minas ressaltou que não há chances de faltar vacinas no estado, mesmo com a aplicação do reforço vacinal. “Temos garantia que teremos vacina. Há expectativa de 70 milhões de doses pra Pfizer e 7 milhões vindos para Minas”.

Apesar da recomendação do Ministério da Saúde para o reforço vacinal começar em 15 de setembro, Baccheretti disse que o município que tiver doses em estoque, já pode aplicar.

“A recomendação do ministério é que espere, mas se tem a dose já pode iniciar. Não podemos ter vacina guardada. Nossa preocupação é com os idosos por conta da resposta imunológica ser mais baixa e já tem seis meses que tomaram a vacina”, disse o secretário.

Cuidados

O gestor da Saúde reforçou a necessidade das pessoas seguirem tomando os cuidados e pediu para que tomem a segunda dose. “Todas as vacinas se mostram eficazes. A guerra ainda não acabou. Em outubro ou novembro devemos ter a imunidade de rebanho e assim menos circulação da variante. Vamos aguentar mais um pouco. Vamos virar esta página”.

Covid-19

Minas Gerais, segundo o Boletim Epidemiológico, tem 2.055.002 casos confirmados e 52.713 mortes. Os pacientes chegaram a 1.960.123 e os em acompanhamento em 42.166. Nas últimas 24 horas foram contabilizados 3.825 diagnósticos e 87 óbitos.

Veja a relação de doses aplicadas em Minas, conforme o informe desta quinta:

  • 1ª dose – 12.636.311
  • 2ª dose – 5.109.522
  • Dose única – 475.698

Fonte: Tapiraí Tv

COMPATILHAR: