A Secretaria Municipal de Saúde de Formiga receberá nesta quarta-feira (15), 1.869 doses de vacinas contra a Covid-19 para a aplicação da dose 2. Serão entregues 75 doses da Astrazeneca, 804 da Pfizer e 990 Coronavac. De acordo com a administração municipal, não foi enviada para o município nenhum imunizante para iniciar a imunização dos adolescentes de 12 a 17 anos e dos idosos acima de 70 anos e idosos institucionalizados, além de pessoas com alto grau de imunossupressão.

No final de agosto, o Ministério da Saúde emitiu aos municípios uma nota técnica sobre a aplicação de dose de reforço de vacinas contra a Covid-19. De acordo com a nota, a partir do dia 15 de setembro, inicialmente, idosos acima de 70 anos e pessoas com alto grau de imunossupressão começariam a receber a terceira dose da vacina, porém o órgão não enviou as doses na data programada.

Com relação a imunização dos adolescentes, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), em uma deliberação emitida aos municípios, autorizou o início da vacinação contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos, desde que haja disponibilidade da vacina Pfizer, o que, infelizmente, não é o caso de Formiga.

A Secretaria Municipal de Saúde já notificou o Estado quanto o término da aplicação da dose 1 em pessoas que tem 18 anos ou mais. O município atualmente está na fase de repescagem para pessoas de 18 anos ou mais que não puderam se vacinar por terem contraído a doença ou apresentava sintomas gripais.

Em comunicado, a Prefeitura de Formiga enfatizou que “diante dos fatos apresentados fica a cargo do Estado e da União o envio de doses 1 para a próxima etapa da vacinação contra a Covid-19”, informou em nota.

Confira na tabela as doses que o município receberá:

Fonte: Decom

print
Comentários