A Prefeitura de Formiga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a partir desta sexta-feira (20) todas os contatos intradomiciliares, ou seja, todas as pessoas que moram na mesma casa de pessoas que tiverem teste “positivo” para Covid-19, também vão passar imediatamente pelo teste para a doença. A ação busca isolar rapidamente novos infectados com o objetivo de reduzir a transmissão do vírus na cidade.

 

Essa é uma das medidas adotas pelo Executivo, diante do aumento do número de casos em todo o Estado e também no município. Neste sábado (21), a microrregião, a qual Formiga pertence e que atualmente está na “Onda Verde” vai regredir para a “Onda Amarela” no programa “Minas Consciente”.

 

A “Onda Amarela” traz de volta algumas restrições como a vedação de música ao vivo e outras atrações em bares e restaurantes. Ficam proibidos os serviços não essenciais com alto índice de contágio:

– Atividades de aluguel de objetos pessoais e domésticos;

– Atividades de recreação e lazer, como playgropunds, parques de diversão, discotecas, salão de danças, boliches, sinuca, etc;

– Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo;

– Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos;

– Parques, zoológicos e jardins;

– Realizações de eventos, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê;

– Atividades de publicidade, criação de estandes para feiras e exposições e promoção de vendas;

– Serviços de colocação de piercings e tatuagens.

É importante destacar, que no Protocolo do Minas Consciente há algumas atividades econômicas, que são liberadas na “onda amarela”, porém devem ser realizadas com determinadas medidas restritivas, como por exemplo, as atividades físicas e desportivas, incluindo academias, que nessa fase devem manter a limitação de ocupação de um aluno a cada 10m².

O Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai se empenhar para que o município retorne o mais o breve possível à “Onda Verde”.

 

 

COMPATILHAR: