O aumento de casos de Covid-19 registrado em todo mundo tem refletido na tomada de medidas mais restritas na região Centro-Oeste de Minas, que também segue com número de registros de casos da doença em alta. Em Divinópolis há medidas de proteção à população e servidores. Veja também a situação em Arcos, Itaúna, Pará de Minas, Oliveira e Piumhi

Divinópolis

Em Divinópolis, a Prefeitura tem adotado uma série de medidas para tentar barrar o avanço do vírus neste mês de janeiro. Entre as ações, publicou na segunda-feira (24) um decreto exclusivo para os servidores com orientação e medidas de prevenção sobre a Covid-19.

A medida foi tomada depois de vários registros de casos da doença entre funcionários das secretarias do Executivo. A Prefeitura não detalhou quantos funcionários estão suspeitos ou testaram positivo para a Covid-19.

Todas as medidas impostas no documento deverão ser respeitadas. Entre elas, distanciamento social, uso de máscara facial, higienização frequente de mãos com água e sabão e/ou a assepsia com álcool a 70%, evitando-se descuido nas medidas de proteção.

A não utilização de máscara facial por parte de servidor público durante toda a jornada de trabalho poderá ensejar processo administrativo e final incidência de penalidades previstas na Lei Complementar nº 009/92 Estatuto dos Servidores.

Secretarias

Além disso, os profissionais de algumas secretarias, como as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Planejamento e meio Ambiente, trabalham de casa.

CAC

Para a população, um manual para agendamento do atendimento presencial no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) foi divulgado nesta semana, para evitar aglomerações.

Câmara

Como medida, a Câmara divulgou que só terá acesso ao prédio do Legislativos os servidores e vereadores que apresentarem comprovante de vacinação até o dia 29 de janeiro.

Arcos

Em Arcos, segue em vigor até o fim do mês de janeiro um decreto com restrições, como o toque de recolher das 0h30 às 5h. Além desta medida, os moradores devem também respeitar as seguintes regras:

  • Fica proibida a realização de feiras de produtores às quartas-feiras;
  • Fica suspensa a emissão de alvará para casas de shows;
  • Fica proibida a realização de shows e apresentações ao vivo em bares, restaurantes e afins;
  • Fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os espaços públicos e provados;
  • Os locais de atendimento ao público como comércios, bancos, lotéricas, salões, academias e afins, devem reforçar boas práticas de proteção ao vírus.

Itaúna

Em Itaúna, a assessoria de comunicação informou que até o dia 25 de janeiro de 2021 eram 4.653 casos acumulados. Já neste mês, já são 14.250 acumulados.

Segundo o município, até então a medida é intensificar a conscientização da vacina e reiterar a obrigação de cada um quanto aos cuidados.

“O que está acontecendo é que Itaúna esta seguindo a onda dos demais municípios e estamos vivenciando um boom da variante na cidade. Nesta semana e na sema seguinte há possiblidade de termos os maiores números de casos. O que a gente tem percebido também é que estamos tendo uma ocupação muito maior dos hospitais. O foco agora é no isolamento, testagem, incentivo das medidas protetoras, do que necessariamente a restrição de atividades. Mas isso também pode mudar de acordo com o cenário”, disse o secretario de Saúde de Itaúna, Fernando Meira de Faria

Pará de Minas

Em novembro do ano passado, o Comitê de enfrentamento à Covid-19 definiu pela desobrigação do uso de máscaras em locais abertos. O uso do item de segurança passou a ser facultativo. Na ocasião, a decisão foi tomada por unanimidade por conta da redução do número de casos.

Na última semana, um novo decreto retomou com o uso do item como obrigatório, devido ao alto número de casos na cidade.

Oliveira

Assim como os demais municípios, Oliveira também registra alta nos números de casos da Covid-19, com uma média móvel de 17 casos diários. Além do aumento na ocupação hospitalar, que atualmente está em 70% na enfermaria e 60% de ocupação na UTI.

Com esse aumento no número de casos, o secretário de Saúde, Lucas Lasmar, decidiu em reabrir o Programa Saúde da Família (PSF) noturno, com atendimentos exclusivos para sintomas gripais e testagem em massa aos pacientes que fossem receitados pelos médicos. No PSF Noturno, a média de atendimentos é 80 pacientes diários, os testes realizados pela secretaria superam 100 por dia; há 4 médicos disponíveis para atendimento.

Na manhã de terça-feira (2), o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 se reuniu para definir as novas medidas para conter o avanço da disseminação do vírus. A principal medida foi a suspensão dos eventos públicos ou privados até 7 de março. Os bares e restaurantes não poderão realizar apresentações artísticas, deverão distanciar as mesas em 1,5 metros e poderão ter apenas seis pessoas por mesa. Nos eventos esportivos não poderão ter a presença de torcida e espectadores.

“Precisávamos apresentar medidas para que diminuíssemos os casos de Covid-19 em Oliveira, os números de atendimentos têm aumentado cada vez mais. É importante sempre ressaltar que as medidas protetivas como uso de máscara, a higienização das mãos, o distanciamento social e a vacinação são a solução para atravessarmos este momento tão difícil”, disse o secretário.

Piumhi

Em Piumhi, a Secretaria Municipal de Saúde se reúne semanalmente com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, que foi criado no ano passado e é responsável pelas decisões que a pasta deve tomar.

Recentemente foi feito um decreto novo com medidas de precaução, relembrando a população que ainda deve se fazer uso das máscaras, do álcool em gel e do distanciamento físico, além de ter aumentado a fiscalização nos comércios e nas ruas. Nos casos de igrejas, cultos e eventos em ambientes fechados houve uma restrição para 50% de ocupação. E os eventos e festas públicas ao ar livre devem passar primeiro pela avaliação do comitê que decide ou não a realização.

Em janeiro desse ano, os números de contaminados aumentaram consideravelmente em relação a janeiro de 2021. Houve um óbito no sábado (22), o primeiro deste ano. Somente neste mês foram registrados 1.398 casos até terça-feira (24).

A Secretaria de Saúde tinha alguns testes guardados desde o mês de dezembro do ano passado, quando chegaram cerca de 10 mil testes para o município. Como o número de casos havia caído, consideravelmente, os testes ficaram guardados e são utilizados neste momento. Outros testes já estão sendo adquiridos pelo município. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) também enviou 1.600 testes para a cidade. A medida tomada restringiu a realização dos exames nas unidades de Saúde, priorizando somente os PSFs que fazem atendimento noturno no município.

Em janeiro de 2021, a cidade registrou 1.492 casos notificados, enquanto que neste mês até terça-feira (25), foram registrados 3.546 notificações. Neste mesmo período de análise foram 564 casos positivos no ano passado e 1.398 neste ano. O município informou também que foram 14 óbitos em janeiro passado e um neste ano.

Fonte: g1 Centro-Oeste

COMPATILHAR: