Pelo menos 45 detentos testaram positivo para Covid-19 no presídio de Alfenas, no Sul de Minas. O levantamento foi confirmado na manhã deste domingo (4/4), pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Os infectados estão com sintomas leves ou assintomáticos.

De acordo com a Sejusp, o levantamento apontou 45 detentos infectados pelo novo coronavírus. Eles cumprem período de quarentena dentro da unidade, acompanhados pela equipe de saúde, e estão assintomáticos ou com sintomas leves da doença”, diz nota enviada pela secretaria.  

A Sejusp informou que as celas em que se encontram estão isoladas e são rotineiramente desinfectadas. 

Medidas adotadas

Segundo a Sejusp, ações estão sendo realizadas para prevenir e controlar a disseminação do coronavírus no sistema prisional de Minas Gerais. Como as unidades são portas de entrada para os detentos cumprirem quarentena; a retomada gradual das visitas; os cuidados de prevenção com os agentes e presos; a desinfecção das alas e o isolamento dos contaminados.

Além disso, o estado adotou as audiências por videoconferência para evitar aglomerações e contato social. “Já foram realizadas mais de 17,8 mil videoconferências judiciais neste período de pandemia – uma parceria com o Poder Judiciário que deve se estender no período pós-pandemia por resultar em ganhos positivos para todos os atores envolvidos”, completa. 

Fonte: Estado de Minas

COMPATILHAR: