A variante de Manaus do novo coronavírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19, já encontra-se em status de transmissão comunitária em Minas Gerais. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Segundo informações do portal O Tempo, a pasta informou que a variante amazonense, considerada mais transmissível e mais letal, foi identificada no material genético de 42 casos em um total de 225 amostras submetidas à análise específica.

A novidade é que a P.1 já começou a ser detectada em casos aleatórios, nos quais não foi mais possível rastrear a origem da infecção. “Isso indica que a variante circula entre as pessoas, independente de terem viajado ou não para Manaus”, informou a SES-MG.

A identificação da P.1 entre pacientes mineiros já havia sido informada pela secretaria no início de março. Além da variante de Manaus, também já foram detectadas em Minas 16 amostras confirmadas da variante originária do Reino Unido, a B.1.1.7.

Até a semana passada, a P.1 já havia sido identificada nas cidades de Uberlândia, Uberaba, Belo Horizonte, Patrocínio, Betim, Montes Claros e Nova Ponte. E a B.1.1.7, em Belo Horizonte, Betim, Caetanópolis, Barbacena, Uberlândia e Araxá.

As duas mutações são consideradas Variantes de Atenção (VOC) no Brasil por provocarem alterações relevantes nos quadros clínicos e serem potencialmente mais graves.

Em nota técnica publicada em fevereiro, o Ministério da Saúde alertou que a P.1 poderia estar relacionada ao “aumento rápido e expressivo do número de casos e óbitos pela doença em Manaus, a partir de dezembro de 2020”, com “uma hipótese de que isso esteja relacionado com uma maior infecvidade dessa variante”.

Sobre a B.1.1.7, o Ministério informou que “de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), foi responsável por um aumento significativo da transmissibilidade, que contribuiu para aumentos na incidência, hospitalizações e pressão sobre o sistema de saúde desde a segunda metade de dezembro de 2020” no Reino Unido e outros países onde havia sido detectada.

A SES-MG informa que a Vigilância em Saúde do Estado vem monitorando a detecção das novas variantes e acionando os municípios mineiros para intensificar a investigação e rastreio dos novos casos. As recomendações de cuidado são as mesmas, independentemente da versão do vírus: distanciamento social, uso de máscara e higienização constante das mãos.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: