A cidade de Confins, na região Metropolitana de Belo Horizonte, já imunizou 100% da população acima de 18 anos com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A prefeitura do município de 6.800 habitantes estima que todos os adultos completem o esquema vacinal até novembro caso o governo do Estado não autorize a antecipação da segunda dose. O município aguarda ainda a liberação para iniciar a imunização dos adolescentes de 12 a 17 anos.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Weslei Denis, a cidade já não registra nenhum óbito há três meses. O último caso grave de internação aconteceu em junho. Atualmente, há somente dois casos de infecção no município, mas as pessoas já estão isoladas em casa. “Já solicitamos a antecipação da segunda dose para duas semanas e o início da vacinação dos adolescentes. A vacinação causou um impacto muito positivo na cidade graças a adesão também da população adesão, que até na segunda dose tivemos muito sucesso. Nos casos que percebemos que a pessoa perdeu o prazo fazemos a busca ativa e procuramos essa pessoa”, explicou o secretário.

Segundo Denis, com 100% da população adulta imunizada com a primeira dose e 37% com a segunda, uma das poucas medidas restritivas na cidade é a limitação de 50% da capacidade dos espaços em eventos com até 200 pessoas. Em Confins, já não há limitação de horário e dias para o funcionamento do comércio e de bares e restaurantes.

“Já estamos há bastante tempo com o comércio normal. Alguns cuidados ainda vão permanecer por muito tempo, como o uso de máscara e álcool em gel, mas já vemos que com a ampliação da vacinação a circulação do vírus diminuiu e os casos que se tem em sua maioria são leves”, destaca o secretário, que ressalta a eficácia de todas as vacinas. “Vacinamos com todas as vacinas disponíveis no Brasil, somos o exemplo que qualquer imunizante segura bem todas as situações”, completa.

Entenda.
O ritmo acelerado de vacinação na cidade foi possível a partir do início de junho, quando o Programa Nacional de Imunizações (PNI) priorizou, no envio de lotes de doses, trabalhadores de aeroportos. Por isso, o município recebeu uma quantidade maior de imunizantes que chegaram a Minas Gerais – o Ministério da Saúde indica que trabalhadores podem se vacinar na cidade onde fica a empresa. Assim, houve doses remanescentes que puderam ser usadas em outros públicos. 

A reportagem entrou em contato com a Secretária de Estado de Saúde para saber se será possível a antecipação da segunda dose na cidade e se há previsão para a imunização dos adolescentes em Confins, mas aguarda o retorno.  

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: