Mais da metade da população total de Minas Gerais já completou o esquema vacinal contra a Covid-19. No total, 10.743.927 mineiros tomaram as duas doses ou o imunizante de dose única, segundo o boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) desta quinta-feira (21). O número corresponde a 50,46% da população total.

Lembrando que são necessárias as duas doses ou dose única da Janssen para que a imunização completa seja atingida, após 14 dias.

O número de vacinados com uma dose chega a 15.732.303, o que equivale a 73,89% da população. Até agora, 561.047 receberam também a dose de reforço.

Nessa quinta (21), a capital imunizou os moradores de 36 anos com a segunda dose – eles foram surpreendidos ao receber a dose da Pfizer em vez de Astrazeneca.

Números da pandemia

No boletim desta quinta, Minas Gerais confirmou 1.915 casos da doença e 66 mortes.

No total, 2.174.114 pessoas já testaram positivo para Covid-19 no estado, das quais 2.095.708 são consideradas recuperadas. Elas atendem a três pré-requisitos: estão há 72 horas assintomáticas; receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de dez dias; e estão sem intercorrências.

Outros 23.059 pacientes permanecem em acompanhamento, internados ou em isolamento domiciliar.

Desde o início da pandemia, 55.347 mineiros perderam a vida para o coronavírus.

 

Estado ainda na ‘onda verde’

A taxa de incidência do coronavírus em Minas Gerais registrou queda de 35% nos últimos 14 dias, segundo o governo de Minas. A redução dos casos reflete o avanço da vacinação.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, este e outros indicadores têm caído semana a semana, conforme a imunização avança nos municípios.

“Os números da pandemia estão melhorando em Minas semana após semana. Isso se deve à grande adesão da população à vacinação. A positividade, que indica como está a circulação do vírus, por exemplo, atingiu níveis iguais aos meses de maio, junho do ano passado. E o número de solicitações de internação por Covid caiu 12% no último mês, o que reflete em menos óbitos”, afirmou.

Todas as 14 macrorregiões do estado continuam na onda verde do Minas Consciente. Nessa fase mais flexível do plano, todas as atividades ficam permitidas, mas desde que regras como uso de máscara, distanciamento e manutenção das medidas de higiene e segurança sejam mantidas, para evitar novos casos.

O número de municípios com até 30 mil habitantes que tiveram até 50 casos por 100 mil habitantes aumentou. No dia 12 eram 289 e, no dia 19, subiu para 303.

Forte: G1

print
Comentários