Embora o sistema de saúde público de Divinópolis ainda não esteja pressionado, o avanço da Covid-19 na cidade nas duas últimas semanas provocou uma correria aos centros de triagem que começaram a funcionar na segunda-feira (24).

Houve aglomerações nos três centros, faltaram funcionários e muita gente reclamou da demora para realizar a testagem.

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) encaminhou uma denúncia oficial ao Ministério Público, pedindo a intervenção do órgão nos centros de triagem.

O CMS justifica o pedido salientando que ficou comprovado que as aglomerações provocadas pela demora no atendimento colocam em risco idosos e crianças, além de representar fator de alto risco de contágio para os usuários.

Diante do caos verificado, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) esclareceu que os centros de triagem foram criados de forma emergencial, para que os pacientes sintomáticos para a Covid-19 fossem retirados da proximidade de pacientes que buscam outros serviços das unidades de saúde. “Desta forma, pacientes sintomáticos ficam separados de pacientes que buscam serviços como vacinação, consultas, atendimento ginecológico, atendimento dos idosos, aferição de pressão, dentre outros”, disse a Semusa em nota oficial.

Disse ainda que trata-se de “uma situação temporária, que tem duração prevista de 10 dias”. O serviço foi implantado no dia 24 de janeiro e tem previsão de encerramento no dia 2 de fevereiro. A data de encerramento deste serviço poderá ser reavaliada, segundo a Semusa.

Servidores afastados

Além da alta busca pelos testes de Covid-19 e avaliações em razões de problemas respiratórios, que aumentaram consideravelmente nos últimos dias, o sistema de saúde de Divinópolis enfrenta um problema ainda mais grave, conforme assegurou a vice-prefeita Janete Aparecida da Silva, em entrevista à TV Integração. Trata-se do afastamento de servidores que testaram positivo para a doença, o que reduz de forma drástica a mão de obra disponível para atender à grande demanda.

Na mesma entrevista, a vice-prefeita afirmou que “cerca de 56%” dos servidores municipais do sistema de saúde e da Defesa Civil estão afastados após testarem positivo para a covid-19.

Ela relatou, ainda, que essa semana, um médico designado para um dos centros de triagem teve que ser afastado. “Quando ele chegou no Centro e fez o teste, deu positivo e teve que ser afastado”, contou Janete Aparecida.

Serviço

A Semusa esclarece que os centros de triagem devem ser procurados somente por pacientes sintomáticos, pertencentes aos seguintes grupos:

  • Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que exijam hospitalização;
  • Trabalhadores da saúde, internos de Instituições de Longa Permanência para Idosos e trabalhadores da educação e da segurança pública;
  • Gestantes e mães de recém-nascidos;
  • Indivíduos com condições clínicas de risco;
  • População ou grupo social de alta vulnerabilidade (indígenas, quilombolas, ciganos, circenses e população em condições de rua);
  • Pessoas não vacinadas ou com apenas uma dose de vacina.

Veja os endereços dos centros de triagem

Centro de Triagem Sudeste: estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto Cordeiro Martins, com atendimento diário, inclusive nos finais de semana, de 10h às 22h. Fora deste horário, os pacientes serão atendidos pela entrada principal da Upa.

Centro de Triagem Norte: Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São Sebastião, localizado na Rua Orsini Gomides Campos 150, Bairro São Sebastião. Funcionamento de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

Centro de Triagem Central/Sudoeste: Escola Municipal Oribes Batista Leite, localizada na Rua Itambé nº 81 no Bairro Ipiranga. De segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

Fonte: G37

 

COMPATILHAR: