O governo de Minas Gerais informou que o Estado não registrou transmissão da variante Delta da Covid-19, após um morador de Juiz de Fora ter tido a versão, originária da Índia, no fim de maio.

Em coletiva de imprensa nesta terça-feira, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, confirmou a informação.”O único caso positivo, este paciente, ele foi acompanhado de perto. Ele já não infecta mais, e seus contatos todos foram reconhecidos e testados”, explicou . “Não há conhecimento da cepa indiana sendo transmitida no Estado”, concluiu.

Segundo Baccheretti, a principal variante responsável pela Covid no Estado é a P1 (Gama), identificada pela primeira vez em Manaus. “Cerca de 70% dos novos casos do Estado, em algumas regiões até mais, são desta variante”, explicou. “Sabemos que a P1 é mais infectante, por isso, em março e abril, tivemos esta onda tão forte, com altos e baixos até agora”, ponderou.

Relembre

Em 27 de maio, o Ministério da Saúde confirmou um infectado com coronavírus pela variante Delta em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o paciente veio da Índia e se deslocou de carro de São Paulo até Juiz de Fora, onde teria tido contato apenas com a esposa, cujo teste de Covid-19 teve resultado negativo. Ele foi internado preventivamente no dia 22 de maio oito na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, e recebeu alta no dia 31 de maio.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: