O controlador geral do município, José Carlos M. Oscar, em depoimento a CPI, na data de hoje (25/4), quando respondeu a mais de 80 perguntas formuladas pelos membros da CPI, reconheceu diante dos problemas relatados pela auditoria externa, (contratada pela Câmara) e trazidos mais uma vez ao seu conhecimento naquela oportunidade, que seu departamento (Controladoria) não tem condições de exercer tais controles ali sugeridos e que de praxe, são da competência do departamento a que dirige. Confessou ainda que só agora tomou conhecimento da existência dos tais problemas, os quais considera graves. Disse acreditar que no caso de licitações para compra de peças e serviços de manutenção em máquinas, equipamentos e outros veículos, o descontrole é total o que, segundo ele, pode sim ter gerado desvios de peças e recursos ou até mesmo facilitado o surgimento da prática do recebimento de propinas conforme noticiado.
Declarou que deveria haver uma auditoria externa para a averiguação dos fatos denunciados assim como da possibilidade da existência de outros, mas que a adoção de tal prática, apesar dela poder ser sugerida por qualquer secretário, só poderia ser implantada por órdem do prefeito. Disse também que não há o menor controle no município sobre o uso de máquinas, equipamentos e veículos mas que, apesar disto, auditores do TC – Tribunal de Contas, lhe relataram verbalmente, após a última verficiação feita no município(2007) que nas Secretarias de Educação e de Saúde, os controles a eles apresentados são satisfatórios. José Carlos revelou que no almoxarifado geral e no Departamento de Compras, incluindo o recebimento de peças adquiridas, os controles seriam da responsabilidade do secretário de Fazenda, o Fradinho.
José Carlos disse que está em fase de elaboração, pela Controladoria, o manual de procedimentos a serem seguidos pela licitação e outros órgãos, no que tange a aquisição de peças e serviços e controles outros.
Para ele, a responsabilidade de exigir tais controles pertencia à Secretaria de Administração, não à Conrtoladoria como parece, agora ficou definido.

COMPATILHAR: