O Centro de Referência e Assistência Social (Cras? II), que funciona nas antigas dependências do Lar Solidário, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, desde janeiro realiza trabalhos com crianças, adolescentes e famílias de 13 bairros de Formiga. Atualmente, o Cras II atende cerca de 110 crianças e desenvolve uma série de trabalhos como oficinas de reflexão e socioeducativas, aulas de vôlei, ginástica, entre outros.
De acordo com a coordenadora do centro, Carolina Rubinich, são desenvolvidos dois programas na instituição: o Programa de Atenção Integral às Crianças e Adolescentes (Paica) e o Programa de Atenção Integral às Famílias (Paif).
O trabalho social do Paif apreende as origens familiares, significados atribuídos e as possibilidades de enfrentamento das situações de vulnerabilidade vivenciadas por toda a família.
O Paif trabalha com ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar o universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço. O programa constitui estratégia privilegiada para oferta de serviços a beneficiários de transferência de renda. ?O trabalho realizado no centro tem sido bem reconhecido pela comunidade. Atendemos 13 bairros e as famílias têm nos procurado. Entendemos que o Cras é a porta de entrada da assistência social?, comenta a coordenadora.
O Cras II é mantido por meio de cofinanciamentos dos governos federal, estadual e municipal. A Prefeitura ainda tem a responsabilidade de manter e fiscalizar os programas implementados e acompanhar de perto a satisfação ou não da população.
O centro está localizado à rua Anápolis, 13, bairro Nossa Senhora de Lourdes. O telefone é o (37) 3322-2058.

COMPATILHAR: