Um projeto experimental para que as creches em Formiga possam atender as crianças nos 12 meses do ano está sendo estudado pela Secretaria Municipal de Educação. É o projeto conhecido como Mães Crecheiras, cuja ideia inicial é fazer com que, primeiramente, dois Centros de Educação Infantil (CEI) funcionem nos meses de julho e de janeiro. Isso porque, na maioria dos casos, as mães que trabalham fora não têm com quem deixar seus filhos.
O assunto já foi discutido várias vezes na Câmara Municipal e, desde 2005, os vereadores vem tentando mostrar a necessidade de mais creches no município.
O vereador José Geraldo Cunha (Cabo Cunha/PMN) fez uso da ?Tribuna do Povo? na reunião da Câmara Municipal desta segunda-feira (28) para falar sobre o assunto: ?Várias creches foram construídas nesse período [desde 2005]. Mas quero falar desse sonhado projeto, para que as creches do município funcionem os 12 meses do ano. Tivemos a satisfação, o prazer de ler no dia 15 de março de 2011, o nosso secretário de Educação afirmando que dois Centros de Educação Infantil atenderão durante todo o ano. Segundo ele [secretário de Educação], a iniciativa faz parte de um projeto piloto desenvolvido pela Prefeitura, de colocar todos os centros atendendo durante as férias?.
Formiga conta hoje com nove creches, com 1.500 crianças de 0 a 5 anos. No ano passado, os vereadores apresentaram um projeto de iniciativa popular para que as creches funcionem os 12 meses do ano. ?Fomos para as ruas da nossa cidade recolher várias assinaturas, juntamente com várias entidades. Já temos mais de 2 mil assinaturas de pessoas dizendo que querem as creches funcionando o ano todo. Esse projeto é uma necessidade, pois a mãe que trabalha fora precisa ajudar o marido. Sabemos que, nos meses de janeiro e julho, a mãe tem que deixar sua criança com alguém. Esse é um projeto mais do que educacional, é social. Agradecemos a administração pública por ter atendido o clamor das mulheres que trabalham fora. O momento é de comemorar?, disse Cabo Cunha.
Eugênio Vilela/PV, que também apoiou o projeto de iniciativa popular do vereador Cabo Cunha, ressaltou que o importante é o funcionamento das creches durante todo o ano. ?O que me chama mais a atenção é a soberba da administração municipal em não reconhecer. Antes, quando era um projeto do vereador Cabo Cunha, o prefeito chegou a dizer que o vereador queria tirar as crianças do colo das mães, agora, o secretário de Educação reconhece e vai colocar em prática, mesmo de forma experimental esse projeto. O que houve? Será que foi uma mudança de concepção? O que me estranha é a soberba de não reconhecer que foi sim do Legislativo a iniciativa. O projeto não partiu da cabeça do vereador, foi uma solicitação, uma demanda, principalmente das fábricas de costura [das funcionárias]?. Os demais vereadores também parabenizaram pela iniciativa de manter as creches abertas o ano todo.
Na Prefeitura
Procurado pela redação do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias, o secretário de Educação, Geraldo Reginaldo de Oliveira, disse que ainda está sendo feito um estudo sobre o assunto. ?Ainda vamos olhar isso com a coordenação. Trata-se de um projeto piloto. Vamos fazer uma reunião com as diretoras das creches para vermos a operacionalização. Isso ainda não será de imediato, pois os locais têm que passar por um período de dedetização pela Vigilância Sanitária. A areia dos parquinhos é trocada todo o ano. É preciso fazer uma varredura higiênica, discutir o assunto também com o pessoal da Saúde, para que depois esses locais não sejam interditados, pois responsabilidade com as crianças, todo cuidado é pouco, pois elas ficam nas creches oito, dez, doze horas por dia?.
Questionado se as duas creches já poderiam funcionar nas férias de julho, o secretário disse que não existe a menor possibilidade. ?Vamos provocar um discurso com a comunidade sobre o assunto. Existe ainda a demanda de funcionários. Quem sabe a partir de janeiro. Não temos ainda cogitadas quais seriam as duas creches a passar por esse processo experimental?, finalizou o secretário.

COMPATILHAR: