Com a suspeita de vários casos de mortes por febre amarela, principalmente no Estado de Goiás e Distrito Federal, todo o país está em alerta e é grande a procura pela vacina nos Postos de Saúde.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o secretário de Vigilância e Saúde do órgão, Gerson Pena, descartaram, na tarde desta quarta-feira (9), durante entrevista coletiva em Brasília, que exista um surto epidêmico de febre amarela no Brasil. A doença está distante dos centros urbanos. Os casos suspeitos são todos oriundos de regiões rurais, explicou o ministro.
O casos da doença normalmente ocorrem no verão e além dos estados já citados, outros estados brasileiros já apresentaram casos da doença, inclusive Minas, onde um lavrador vindo do Acre apresentou sintomas e está internado na Capital Mineira, e mesmo após c o pronunciamento do ministro a procura pela vacina nos PSFs do país inteiro ainda é muito grande e deve permanecer assim nos próximos dias.
O governo de Minas anunciou ontem uma operação para conter a febre amarela no Estado. As medidas estão centralizadas principalmente na região Noroeste, com a realização de expedições em matas, reforço na vacinação, mobilização dos órgãos da saúde e treinamento de profissionais dessa área. A região faz divisa com Goiás, onde aconteceram três mortes de pacientes com sintomas da doença. Além disso, seis macacos mortos já foram encontrados na região, o que indica a presença do vírus causador da enfermidade.
Em Formiga não há casos confirmados, mesmo assim, a população pode se proteger tomando a vacina.
A Secretaria Municipal de Saúde de Formiga lembra que a vacina contra febre amarela é gratuita e está disponível em todos os Postos de Saúde durante todo o ano.
A imunização é válida por dez anos e deve ser feita em todas as pessoas acima de 9 meses de vida,e ou, 10 dias antes de viagens para as áreas de risco de transmissão da doença. A vacina é contra-indicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo.
Interessados devem comparecer aos postos com o cartão de vacinação de 7h00 às 11h00 ou 13h00 às 17h00.

Febre Amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África.
A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A transmissão de pessoa para pessoa não existe. Os sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).
A única forma de evitar a Febre Amarela é a vacinação contra a doença.

COMPATILHAR: