O assédio moral no trabalho é quando o funcionário se sente perseguido pelo chefe. Só no Rio de Janeiro o número de denúncias cresceu quase 600% nos últimos quatro anos.
?O assédio moral é a exposição do empregado a situações humilhantes e constrangedoras durante a jornada de trabalho. Essa exposição tem que ser repetitiva, tem que se prorrogar por um tempo, um caso isolado não vai caracterizar assédio moral. Ele tem que vir acontecendo com o tempo, uma exposição constante aquela situação constrangedora?, explica Daniela Mesquita, advogada.
O assédio moral deixa marcas. ?Eu estava muito bem. Na hora de ir trabalhar, me dava dor de cabeça, mal estar, eu chegava à porta da empresa eu não queria entrar, mas na hora de voltar para casa melhorava. Passava aquilo tudo?, conta Luiza Oliveira, operadora de telemarketing.
?Eu trabalhava com telemarketing durante seis horas. Eu passei a usar pelo o ridículo de usar chapeuzinho, de bobo da corte. Andando pra lá e pra cá com aquele sininho e fazendo barulho isso tudo para poder envergonhar o operador quando não vendia?, diz Luiza.
O assédio moral é um assunto desconhecido para muita gente. Nem a justiça sabe bem como lidar com esse tipo de problema. No Brasil não há uma lei que defina exatamente o que é assédio e quais as punições devem ser aplicadas.
As denúncias de assédio moral se multiplicaram no Brasil nos últimos cinco anos. Só no Rio de Janeiro, entre 2004 e 2008, o número de processos no Ministério Público do trabalho saltou de 17 para 117 casos. Com a crise mundial, a situação piorou.
Só no primeiro semestre deste ano foram mais de 90 casos no Rio de Janeiro. Boa parte das reclamações é sobre perseguição seguida de constrangimento e humilhações frequentes.
?Em parte porque a crise faz com que os empregadores queiram se desfazer de uma parte da sua mão de obra e isso leva a perseguição daqueles empregados por quem o empregador ou o chefe tenha menos simpatia?, fala Wilson Prudente, procurador do Ministério Público.
As maiores vítimas são aquelas pessoas que têm estabilidade no emprego. Como as grávidas. E o assédio moral pode ter consequências que vão muito além do ambiente de trabalho.
Uma pesquisa feita com mais de 800 pessoas revelou como a pressão profissional afeta a vida de quem sofre o assédio. A maioria das mulheres afirmou ter crises de choro, insônia, palpitações e tremores, sentimento de inutilidade e até diminuição da libido. Já entre os homens as queixas foram maiores sobre depressão, sede de vingança contra o assediador, aumento do consumo de bebidas e até ideia de suicídio.
O que dificulta um funcionário a processar o alguém por assédio moral é a falta de provas. É preciso ter em mãos relatórios, mensagens eletrônicas e colegas que queiram testemunhar. Só assim é possível entrar com uma ação na justiça pedindo indenização. Além disso, se o profissional estiver empregado, pode pedir rescisão indireta de contrato. Assim ele não perde os seus direito e se a pessoa ganhar o processo quem paga é a empresa.
Alexandre Souza, bancário, passou dois anos afastado do serviço recebendo o auxílio doença acidentário do INSS, quando retornou ao trabalho percebeu com problemas de relacionamento.
?Eu tive problemas de perseguição dentro da diretoria regional da empresa, cortaram meu ponto para eu bater meu horário, e não tinha acesso ao sistema, eu fui demitido em junho de 2008, em casa, gozando do beneficio beneficiário, e foi demitido através de telegrama, foi quando eu ingressei com uma ação na justiça?, conta.
Ele fala como foi o resultado. ?O resultado foi favorável a mim. Fui reintegrado ao banco e hoje estou trabalhando. Hoje continua quase a mesma coisa porque eles não me respondem os e-mails, eu sou olhado meio atravessado, mas está dando para levar?.
?As empresas têm que esclarecer para as pessoas e abrir canais para que as pessoas que estejam sofrendo assédio moral possam relatar por meio de comissões, caixa de reclamação, mas as pessoas têm que ter um meio de relatar o que está acontecendo, não basta apenas saber o que é assédio moral?, esclarece a advogada Daniela Mesquita

COMPATILHAR: