O abrigo de menores de Formiga está em funcionamento há mais de 2 anos e abriga, hoje, 12 crianças com idade entre 0 e 15 anos.
O abrigo tem o intuito de acolher crianças que foram vítimas de abandono, maus-tratos, violência física ou moral, ou que conviviam com pais alcoólatras ou viciados em algum tipo de entorpecente e que não tenham condições de cuidar das mesmas.
As crianças que sofrem algum desses tipos de ?descaso? são levadas ao Juizado de Menores, onde é analisada a situação e conforme o caso, são separadas da família natural e encaminhadas para o abrigo.
O parágrafo único do artigo 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é claro ao afirmar que ?O abrigo é medida provisória e excepcional, utilizável como forma de transição para a colocação em família substituta, não implicando privação de liberdade?.
Porém, enquanto permanecem no abrigo, as crianças têm o direito à assistência material, moral e educacional, além das necessidades básicas de toda criança.
No abrigo de Formiga, das 12 crianças, dez estão na idade ideal para conviver em abrigos, que é de 0 a 12 anos, e as outras duas acima dessa idade, segundo a Coordenadora, Aparecida de Fátima Santos, ali se encontram, em razão de não haver na cidade, um órgão público ideal para acolhê-las.
?Essas 12 crianças têm acompanhamento psicológico e todos os meses é feito um relatório, onde é especificada a situação em que se encontra o abrigo, que é encaminhado para o Promotor de Justiça Dr. Alexandre Alves de Oliveira, representante do órgão judicial responsável?, diz a coordenadora.
As crianças do abrigo afirmam que são muito bem tratadas pelas ?Mães Sociais? (funcionárias), mas reclamam da pouca liberdade, pouco espaço e consideram que algumas partes do abrigo se encontram em condições precárias. Elas ainda reclamam da total perda de contato ou notícias de seus familiares e de se sentirem muito presas, já que só podem sair do abrigo com autorização prévia ou acompanhante.
?Crianças na idade em que elas estão, precisam ter contato com outras pessoas e conhecer novos lugares, mas nem sempre é possível que nós, as mães sociais, as levemos para um passeio, por isso é interessante o apoio da comunidade, dos chamados padrinhos, que podem fazer visitas às crianças e leva-las para dar uma volta? disse uma das mães sociais.
O imóvel onde está instalado o abrigo, possui uma cozinha, dois banheiros, duas salas, três quartos e quintal com 3 brinquedos em péssimo estado de conservação. Dois vasos sanitários não funcionam, uma das pias da cozinha está estragada e o imóvel não possui um tanque para lavar roupas, além da casa não oferecer muita segurança, ao que constatamos.
Os gastos com alimentação e as demais despesas são arcados pela Prefeitura Municipal e alguns objetos, como: roupas, brinquedos, calçados, e outras coisas, são obtidos através de doações, mas nem sempre se encontram em bom estado de uso.
Os interessados em conhecer, ajudar ou apadrinhar alguma criança do abrigo devem comparecer ao Fórum de Formiga e preencher uma ficha para conseguir a autorização.

COMPATILHAR: