A grave crise financeira enfrentada pela Santa Casa de Caridade de Formiga será discutida em audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Solicitada pelo deputado Duarte Bechir (PSD), a pedido do prefeito do município, Eugênio Vilela, a reunião acontece nesta quarta-feira (26), às 10h, no Plenarinho I da ALMG.

De acordo com informações do gabinete do deputado, a Santa Casa está pedindo socorro. Mesmo com a dívida que tem para administrar, o hospital é o único da microrregião que oferece serviços médicos de média complexidade, com atendimento em mais de 30 especialidades. Além de Formiga, a unidade de saúde recebe pacientes de Arcos, Camacho, Córrego Fundo, Itapecerica, Pains, Pedra do Indaiá e Pimenta.

O hospital conta com centros cirúrgicos e de imagens, maternidade, UTIs neonatal e adulto, e pronto atendimento. Entre os serviços oferecidos, estão exames de hemodinâmica, raio-x, ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassonografia.

Ainda segundo o gabinete do deputado Duarte Bechir, em virtude das dificuldades que vem passando, a Santa Casa tem adiado reformas estruturais importantes em seu prédio. Isso acaba comprometendo o funcionamento de vários equipamentos importantes, que não podem ser instalados em dependências mal-conservadas ou em estado precário. O hospital apresenta problemas como infiltração, vazamentos no telhado e defeitos na parte elétrica.

Dívidas

Em fevereiro de 2018, membros da administração da Santa Casa participaram de uma reunião na Câmara Municipal para esclarecer sobre a situação financeira da instituição, que contava, à época, com uma dívida de aproximadamente R$27 milhões.

Esse valor incluía débitos de impostos e com fornecedores, médicos, instituições financeiras e a Cemig. Esse cenário adverso fez, de acordo com o hospital, com que a entidade enfrentasse dificuldades para o pagamento de salários de funcionários e médicos, e no abastecimento de suprimentos assistenciais, entre outros problemas.

Mesmo diante desse contexto, a Santa Casa informou que a administração conseguiu quitar R$3,6 milhões de dívidas com fornecedores estratégicos e instituições financeiras, para que o hospital continue funcionando.

Convidados

 Foram convidados para a audiência o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira, o prefeito de Formiga, Eugênio Vilela Júnior, e a gestora da Santa Casa do município, Myriam Coelho.

Transmissões ao vivo

Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.

IMPRIMIR

Fonte:

ALMG