Uma vitória sobre o Deportivo Quito, nesta quarta-feira, a partir das 19h30, no Mineirão, é tudo que o Cruzeiro precisa para se classificar às oitavas-de-final da Copa Libertadores como líder do Grupo 5. Nessa condição, o time celeste enfrentará na próxima fase um dos segundos colocados e com o direito de decidir em casa.
A meta cruzeirense esbarra no interesse dos equatorianos de fazer história e avançar às oitavas-de-final. O triunfo é o único resultado que lhes permitirá sair de Belo Horizonte com a vaga.
O empate nesta quarta-feira eliminaria o Deportivo Quito da Libertadores e deixaria o Cruzeiro com uma das vagas do Grupo 5. Mas, neste caso, a primeira colocação dependeria de ao menos um empate do Estudiantes frente ao Universitário, no mesmo horário, em Sucre. Os argentinos terminariam em primeiro com uma vitória na Bolívia.
Já se o Cruzeiro for derrotado diante de sua torcida, só uma vitória do Universitário sobre a equipe de La Plata o classificará e como segundo. O Deportivo Quito passaria às oitavas como primeiro.
Para não depender de ninguém, o Cruzeiro aposta na força de seu ataque para vencer bem o Deportivo Quito. O time já fez 60 gols em 22 jogos nesta temporada, com média de 2,72 gols por duelo.
O Cruzeiro ainda poderá alcançar a invencibilidade de 20 jogos no Mineirão no dia em que chegará à centésima partida pela Libertadores. Desde 1967, quando estreou no torneio, o clube esteve presente em 11 edições e conseguiu 59 vitórias, 16 empates e 24 derrotas, com 188 gols a favor e 106 contra.
O técnico Adílson Batista considera a 60ª vitória no torneio uma obrigação, até para o Cruzeiro chegar com moral às oitavas-de-final e enfrentar um adversário teoricamente mais fraco.
Do outro lado, o técnico Rubén Darío Insúa, ex-jogador da seleção argentina, promete ser ousado no Mineirão para surpreender o Cruzeiro e levar à equipe às oitavas-de-final. uma partida difícil para os dois. É a última rodada dessa etapa que decide a classificação, certamente vamos fazer uma boa partida, vamos jogar com inteligência, com ordem, com agressividade no ataque

Times
O Cruzeiro jogará praticamente com sua força máxima. O zagueiro Thiago Heleno é dúvida devido a um entorse no tornozelo esquerdo, mas Adílson deve escolher Leo Fortunato ou Anderson para formar a zaga ao lado de Leonardo Silva, o titular absoluto.
Na lateral-esquerda, Gérson Magrão deve ser improvisado mais uma vez, já que Sorín sequer foi convocado. O argentino aprimora a forma física após se recuperar de uma lesão na panturrilha.
O quarteto central terá sua formação ideal, com Fabrício, Marquinhos Paraná, Ramires e Wagner. Já no ataque, Wellington Paulista fará companhia a Kléber, a grande esperança de gols da torcida. Thiago Ribeiro será reserva.
O Deportivo Quito jogará sem o goleiro titular, Giovanny Ibarra, expulso contra o Universitário de Sucre na rodada anterior. O lateral-direito Corozo e o atacante Mandra estão contundidos. Já o capitão Luis Fernando Saritama se recuperou de uma contratura na coxa direita e comandará o time em campo.

COMPATILHAR: