Cruzeiro põe à prova hoje todo o seu planejamento para 2008 ao enfrentar o Cerro Porteño, em Assunção, no Paraguai, às 21h50 (horário de Brasília), no jogo de volta da pré-Libertadores. Se eliminar o adversário, a equipe celeste terá tempo para se estruturar tecnicamente e tentar o terceiro título da Copa Libertadores, o que significaria prestígio e retorno financeiro para o clube. Se for desclassificado, o time celeste terá de amargar o Campeonato Mineiro por três meses, até o início do Brasileirão, quando começará a luta para retornar ao torneio continental – o quê, diga-se de passagem, o time tentou até a última rodada do Nacional passado para conseguir.
Para garantir hoje a vaga na fase de grupos, a Raposa pode perder até por um gol de diferença, visto que derrotou os paraguaios no duelo de ida, por 3 a 1, no Mineirão, na quarta-feira da semana passada. Se for derrotado por 2 a 0, o Cruzeiro será eliminado. Só em caso de um placar por 3 a 1 a favor dos guaranis é que a disputa será decidida nos pênaltis.
O treinador Adilson Batista não falou em alterar a formação que bateu o Cerro Porteño a principio. Só confirmou em aumentar a marcação, obviamente, visto que são os paraguaios que vão ter de ir ao ataque para tentar tirar a vantagem celeste. Mas o atacante Marcel e o meia Maicosuel estão relacionados para a partida e têm grande chance de entrar durante o segundo tempo.
Agora é uma outra situação. A gente joga na casa deles. Temos que ter tranqüilidade porque o time deles vai vir todo para frente. Acho que isso tem que ser levado em conta na hora do jogo, disse o atacante Guilherme, em entrevista ao site oficial do Cruzeiro.
Por sua vez, o lateral-esquerdo Jadílson ressalta que o time celeste não vai poder ficar o tempo todo na defesa, pois essa não é a melhor estratégia para obter a classificação. A gente sabe que tem uma vantagem boa, mas não podemos jogar pensando nela. Temos que jogar para frente, sempre em busca de fazer um gol. A gente sabe que um gol nosso vai dificultar muito para eles, então nosso pensamento é conseguir a vitória, afirmou o atleta cruzeirense.

COMPATILHAR: