O Cruzeiro é a única equipe com 100%de aproveitamento neste Campeonato Mineiro. Ao vencer o Villa Nova por 3 a 2, ontem, a Raposa conquistou a sua quarta vitória na competição e agora soma 12 pontos. Apesar disso, o time azul não é o líder do Estadual. O Tupi, de Juiz de Fora, é que está na frente com 13 pontos em cinco jogos. O Cruzeiro tem um jogo a menos porque teve o encontro contra o Ituiutaba, da segunda rodada, adiado.

Nesta temporada, o aproveitamento celeste é de 91,6%. O único empate na temporada foi com o San Lorenzo, pela Copa Libertadores, na quinta-feira passada. Fora isso, o time venceu os seus outros sete compromissos – três pela competição continental e quatro pelo Mineiro. Em todas as vitórias, a Raposa marcou pelo menos três gols.
Se o Cruzeiro vive um bom momento na temporada, o Villa Nova está longe do rendimento desejado em seu centenário. O time de Nova Lima soma apenas quatro pontos em cinco jogos disputados e já está ameaçado pela zona de rebaixamento. O Leão do Bonfim é o 10º colocado e está a frente apenas de Uberaba e Ipatinga.

Jogo difícil
O primeiro sinal de que o Cruzeiro não teria uma tarde fácil ontem estava na escalação. Preocupado com a Libertadores, o técnico Adilson Batista decidiu poupar muitos titulares. O ataque, por exemplo, foi totalmente modificado, assim como as laterais. Entraram Apodi, Fernandinho, Leandro Domingues e Marcel.
Apesar das várias alterações, o time começou pressionando. Logo no primeiro lance de jogo, o atacante Leandro Domingues quase marcou em chute de fora da área. No entanto, aos poucos, o Villa conquistou espaço e abriu o marcador aos 8 min. Em toque de bola envolvente do ataque, o ex-cruzeirense Jonathas teve tranqüilidade de limpar a defesa celeste e marcar.
Depois do gol, o Villa recuou um pouco e deu espaço para a criação do Cruzeiro. Assim, não demorou para a Raposa igualar. Aos 23 min, depois de grande jogada do volante Marquinhos Paraná, o atacante Marcel chutou forte. O goleiro Glaysson espalmou e Leandro Domingues aproveitou o rebote para marcar o gol cruzeirense.
No entanto, a reação celeste foi brecada aos 29 min. Aproveitando a desorganização tática do adversário, o Villa Nova armou um contra-ataque mortal. Ricardinho, livre, teve calma para chutar no canto direito de Fábio, desempatando a partida. Em seguida, o autor do segundo gol do Leão saiu com dores musculares. Ele deu lugar a Márcio Diogo. O erro na marcação no momento do segundo gol rendeu vaias ao lateral- esquerdo Fernandinho.

Modificações e vitória
Antes de iniciar o segundo tempo, Adilson Batista promoveu duas modificações no time do Cruzeiro. Uma de ordem tática, em que tirou Leandro Domingues e colocou Marcelo Moreno, e outra por necessidade médica. O goleiro Fábio sentiu dores no tornozelo e, para se poupar, foi substituído por Andrey, que fez a sua estréia pelo Cruzeiro. No entanto, as modificações pouco mudaram o panorama da partida. O time celeste continuou desorganizado e criando pouco. Tanto que a principal chance de gol foi em cobrança de falta de Wagner.
E foi justamente em cobrança de escanteio que o Cruzeiro conseguiu o empate. Aos 25 min, depois de cobrança e de confusão dentro da área, o atacante Marcelo Moreno aproveitou rebote e marcou. Oito minutos mais tarde, a Raposa chegou à virada em cobrança de pênalti de Marcel. Os jogadores do Villa Nova reclamaram muito da marcação já que, em um primeiro momento, o árbitro Juliano Lobato não havia marcado. A penalidade foi assinalada pelo auxiliar Antônio Márcio Teixeira.

COMPATILHAR: