A derrota para o Figueirense no último domingo (30/09), com certeza abalou o time celeste. Na noite dessa quarta-feira (03/10), sem apresentar o futebol que o credenciou à briga pelo título do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro saiu derrotado pela segunda vez seguida do Mineirão, dessa vez para o Santos, por 1 a 0, que agora chega a 48 pontos e é o terceiro colocado. O carrasco dessa vez foi o zagueiro Adaílton, que marcou de cabeça aos 48 do segundo tempo. Apesar de mais um tropeço, o Cruzeiro manteve a vice-liderança, mas pode aumentar a diferença de 15 pontos para o líder São Paulo, que joga hoje contra o Flamengo no Maracanã.
Apesar de tentar pressionar no começo da partida, o Cruzeiro demorou 18 minutos para criar a primeira boa chance. Após cobrança de escanteio pela direita, Roni desviou de cabeça e Fábio Costa espalmou no canto esquerdo. Com a forte marcação adversária, a Raposa só voltou a assustar, aos 26, quando o mesmo Roni bateu com perigo à esquerda do goleiro rival. A dificuldade para atacar fez o técnico Dorival Júnior atender aos pedidos da torcida. Ainda aos 38 minutos, o treinador tirou Marcelo Moreno, que não marca há cinco jogos, para a entrada do garoto Guilherme.
No segundo tempo, o Cruzeiro voltou melhor e quase fez o primeiro aos cinco minutos, em cobrança de falta perigosa de Wágner à esquerda de Fábio Costa. Aos 13, o goleiro santista fez ótima defesa no reflexo depois de o zagueiro Domingos chutar a bola contra o corpo de Guilherme.
Com o Santos encurralado, Vanderlei Luxemburgo colocou Rodrigo Tabata e Renatinho para dar mais força ofensiva, enquanto Dorival Júnior apostou mais uma vez em Kerlon. A mudança do Peixe, aliás, quase deu resultado aos 32. Após cruzamento da esquerda, Tabata desviou de cabeça e Fábio fez linda defesa. Quando a partida parecia definida, o Santos chegou ao gol. Aos 48, Rodrigo Tabata cobrou falta pela esquerda e o zagueiro Adaílton cabeceou para as redes, dando a vitória para o Peixe.
No próximo domingo, o Cruzeiro enfrenta o Goiás, no estádio Serra Dourada, que ontem, foi goleado pelo Sport por 4 a 0 na Ilha do Retiro. Já o Santos enfrenta o Botafogo sábado, no Rio de Janeiro.

COMPATILHAR: