Quando o consumidor compra um pneu novo em liquidações, com um preço bem abaixo do mercado, precisa ficar atento ao prazo de validade. Isso porque, mesmo intacto na prateleira, o pneu possui um tempo de vida útil, e algumas lojas, sabendo disso, os colocam em promoção para esvaziar os seus estoques.
O tempo de validade de um pneu é de geralmente cinco anos. Mas, como verificar sua validade? A data de fabricação fica na lateral do pneu, após a inicial DOT, que fica perto da marca do Inmetro. É a sua identificação, onde estão indicados a semana e o ano em que ele foi produzido, explica o gerente técnico da Fon-Fon Pneus, Jackson Luiz da Silva.
Segundo ele, as lojas sérias do ramo costumam dar exatamente esses cinco anos de garantia. Basta levar o próprio pneu e mostrar o seu DOT ou então a nota fiscal, garante Silva.
O gerente da Fon-Fon Pneus explica que a validade vence devido ao aço interno que fica dentro da borracha. Com o tempo e a umidade, o aço enferruja, quebra e pode estourar o pneu, causando até mesmo graves acidentes. Infelizmente, o comprador não costuma olhar a data de validade, ele não tem esse costume. Mas é preciso ficar atento a ela, observa.
Dicas
Uma outra dica de Jackson Silva é comprar pneus em lojas especializadas. Isso porque, afirma ele, por vender apenas esse produto, a rotatividade é grande e evita a formação de estoques. Nós, por exemplo, não temos pneus à venda fabricados em 2009, afirma. Lá são vendidas cerca de 1.800 unidades por mês.
De acordo com Silva, um pneu pode perfeitamente vencer o prazo sem nunca ter sido utilizado. Isso ocorre muito com estepes, que nunca foram usados, mas perdem seu tempo de vida útil, afirma ele, recomendando que as pessoas verifiquem a validade dos seus estepes para poderem fazer o rodízio.
Além da validade, o consumidor também precisa reparar uma marca que fica na banda de rodagem e aponta o desgaste do pneus. De acordo com a legislação brasileira, a profundidade da área que fica em contato com o solo não pode ser inferior a 1,6 mm, e quem trafegar com o pneu careca corre o risco de ter o carro apreendido. Abaixo dessa marca, o pneu está fora do limite de segurança e oferece risco em pista seca ou molhada.
O indicado é calibrar toda semana
De 15 em 15 dias, toda semana ou quando lembrar. Cada motorista tem uma estratégia para calibrar os pneus. Mas de acordo com especialistas do setor, o ideal é calibrar uma vez por semana. Eles explicam que, quando a pressão fica abaixo do indicado, o consumo de combustível é maior e a carcaça e recapagens podem ser danificadas.
Por outro lado, com a alta pressão, a chance de quebrar as carcaças aumenta, devido ao impacto.
Já os serviços de alinhamento e balanceamento são recomendados a cada 10 mil quilômetros ou após a ocorrência de vibrações e troca do pneu.
Rodízio
Por quê? Trocar os pneus de lugar é importante porque o desgaste é diferente. Dependendo do tipo de pneu, tração do carro e do jeito que o motorista dirige, uns gastam mais a parte interna e outros a externa.

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