Na estação mais quente do ano, em que as temperaturas sobem e as chuvas se intensificam, é preciso ficar ainda mais atento à dengue, pois esta é a época do ano que apresenta condições ideais para a aceleração do ciclo reprodutivo do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A eclosão dos ovos em larvas, sua transformação em pupas e em mosquitos adultos, ocorre de forma mais rápida em temperaturas mais altas.
A Referência Técnica Estadual em Dengue, Kauara Brito, explica que a partir de sete dias em temperaturas aproximadas a 30º C, a 33º C, um ovo já pode se transformar em mosquito adulto. ?Mesmo longe da água, o ovo sobrevive por até mais de um ano?, lembra ela.
Mesmo com a baixa umidade e a falta de chuvas, a técnica assegura que não podemos afirmar que houve redução do número de criadouros no Estado. ?A baixa umidade aumenta o tempo de evolução do ciclo do vetor e o baixo índice de chuvas reduz a existência de reservatórios com acúmulo de água no ambiente. Esses fatores contribuem com a redução da infestação do vetor no ambiente, mas somente podemos afirmar que há uma redução de criadouros em Minas Gerais após a realização de uma pesquisa larvária?, afirma.
O trabalho intenso de controle vetorial feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nos últimos dias é importante para a redução dos criadouros. Porém é preciso lembrar, ainda, que muitos deles são mantidos mesmo sem chuvas, artificialmente, dentro dos imóveis, como em pratinhos de vaso de planta, vasos de plantas aquáticas, bandejas de geladeira e de ar condicionado, bebedouros de animais, entre outros.
Como evitar a proliferação do mosquito
Calcula-se que 80% dos focos do mosquito transmissor da dengue sejam domésticos. Portanto é necessário tomar medidas preventivas, como:
? Cobrir caixas d?água, cisternas, poços e evitar entupimentos de calhas.
? Vedar com cimento os cacos de vidro nos muros que podem acumular água.
? Colocar em sacos plásticos, fechar e colocar no lixo copos descartáveis, embalagens, tampas, cascas de ovo e tudo que possa acumular água.
? Não deixar pneus expostos ao tempo, nunca permitindo acúmulo de água dentro deles.
? Usar cloro em piscinas, limpá-las com frequência e cobri-las quando não estiverem em uso.
? Limpar as bandejas externas das geladeiras e ar-condicionado.
? Esvaziar garrafas, latas e baldes. Guardá-los em local coberto.
? Guardar garrafas pet e de vidro sempre com a boca para baixo. Guardá-las em local coberto.
? Lavar semanalmente, com bucha, sabão e água corrente os vasilhames de alimentação de animais.
? Lavar os pratinhos dos vasos de plantas e colocar areia até a borda. Evitar plantas como as bromélias, que acumulam água.

COMPATILHAR: