O curso de biblioteconomia do Unifor completa 44 anos em 2011. Para celebrar a data, um evento será realizado no dia 29 de outubro (sábado), na Praça da Matriz São Vicente Férrer, em Formiga, das 8h às 12h.
A ?Manhã Literária? oferecerá à comunidade várias atividades gratuitas, por intermédio dos diversos projetos desenvolvidos pelo curso: ?Leitores em Rede?, ?Leitura: Asas da Liberdade?, ?Biblioteca Estação do Trabalhador? e ?LCPD Itinerante?. Na ocasião, haverá pintura de rosto e desenho de histórias para crianças, apresentações de teatro e música, contação de ?causos? e histórias, exposição de pinturas e desenhos, além da participação de escritores.
Para a coordenadora de biblioteconomia, Margarita Rodrigues Torres, a comemoração será importante para mostrar à população as ações promovidas por intermédio do curso e também para celebrar o sucesso da graduação, junto aos alunos e professores.
Sobre o curso
Em 1967, o Parecer nº 239/67, de 19 de setembro, do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, autorizou o funcionamento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI), que abrigou os cursos de licenciatura e a Escola de Biblioteconomia (ESBI).
Desde então, mil bibliotecários já se formaram pelo Centro Universitário de Formiga, os quais atuam nas mais diversas frentes de trabalho, em diferentes estados do país, representando instituições particulares e públicas. Muitos egressos se dedicaram à continuação dos estudos, tornando-se professores, mestres, doutores, escritores e dirigentes de instituições de ensino.
Por intermédio do curso, vários projetos são desenvolvidos, envolvendo docentes e alunos e promovendo ações que aproximam o Unifor da comunidade e colaboram para o crescimento cultural e intelectual de Formiga e região.
A formação de qualidade oferecida pelo Centro Universitário aos acadêmicos pode ser comprovada com a figuração do curso no Guia do Estudante ? Melhores Universidades, da Editora Abril, sendo agraciado com 3 estrelas nos anos de 2007, 2009, 2010 e 2011. O destaque alcançado, por diversas vezes, na publicação foi possível graças à estrutura física diferenciada oferecida pelo Unifor, onde laboratórios modernos e equipados são destinados às aulas práticas dos alunos; ao incentivo constante à pesquisa e à participação em eventos internos e externos da área; à biblioteca ampla e considerada uma das melhores da região; e ao corpo docente qualificado e preparado.
As 45 vagas destinadas ao curso são preenchidas através de processo seletivo, realizado anualmente. A graduação é coordenada pela professora Margarita Rodrigues Torres e tem a duração de três anos.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho do bibliotecário é bastante amplo e receptivo, sendo que a maioria dos profissionais formados pelo Unifor estão empregados. O bibliotecário pode atuar, além das bibliotecas, em: arquivos empresariais e institucionais; centro cultural, de documentação e de pesquisa; conservação, recuperação e encadernação de documentos; consultoria em intranet, portais e sites de organizações; editoras; e museus.
Outras comemorações
Para celebrar os 44 anos do curso, será realizada, também, uma exposição itinerante, com o objetivo de divulgar os projetos e atividades desenvolvidas pela graduação nos últimos anos. Confira os locais e datas:
De 18 a 21/10 ? Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte
De 24 a 28/10 ? Mostra de profissões 2011 Unifor
Dia 29/10 ? Praça da Matriz São Vicente Férrer
De 31/10 a 05/11 ? Bazar Guri
De 07 a 11/11 ? Escola Estadual Doutor Abílio Machado.

COMPATILHAR: